sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Dia Nacional do Livro


O Dia Nacional do Livro é celebrado, em todo o Brasil, em 29 de outubro. A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810. A Biblioteca fica na cidade do Rio de Janeiro e é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e também a maior biblioteca da América Latina. O núcleo original de seu poderoso acervo, calculado hoje em cerca de 9 milhões de itens.

O primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do Brasil fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura.

Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor de "Jeca Tatu" e "Sítio do Picapau Amarelo", entre outros, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.

Atualmente, em meio à difusão de plataformas digitais, o livro físico, em papel, sobrevive principalmente por conta do consumo do público universitário, formado por professores, pesquisadores e estudantes.

Para o titular do blog, nada substitui o prazer de ler um bom livro, sentindo o cheirinho das páginas, folheando uma a uma, saboreando cada palavra impressa no papel em branco...

Parafraseando Albert Einstein, "a mente que se abre para um livro nunca mais volta ao seu tamanho original".

Leia mais!!! :)

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.