terça-feira, 6 de maio de 2014

GOVERNADOR EDISON LOBÃO À BEIRA DA MUDANÇA DE "IDENTIDADE"

Cidade leva o nome do atual ministro de Minas e Energia desde 1994, quando findou o governo de Edison Lobão no Maranhão

Por Hugo Freitas

O município maranhense Governador Edison Lobão deverá ter o nome modificado, sob pena de não receber mais verbas federais.

A decisão é da Justiça de Imperatriz, cidade vizinha à localidade que leva o nome do atual ministro de Minas e Energia. Após ação movida pelo Ministério Público Federal em 2013, a justiça imperatrizense determinou a mudança imediata do nome do município, que ficará impedido de receber verba do governo federal caso não atenda à determinação judicial.

Muitos moradores de Governador Edison Lobão já manifestaram predileção pelo nome original da cidade, Ribeirãozinho, vilarejo convertido em município em 1994, justamente no ano em que findou o governo de Edison Lobão à frente do Executivo maranhense (1991-1994). O ministro é pai do senador Edison Lobão Filho (PMDB), pré-candidato do grupo sarney ao governo do estado.

Edison Lobão deve ter seu nome retirado de município maranhense por determinação judicial

A proposta de mudança do nome do município consta em projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Maranhão, mas ainda não foi votado pela Casa. A expectativa é que o projeto seja colocado em votação na AL até o fim deste semestre.

Em termos de perpetuação de nomes de figuras políticas, o Maranhão parece ser um terreno fértil para tal prática, haja vista que é mais do que notório o estado ser conhecido como "Sarneylândia", em alusão às centenas de logradouros públicos (ruas, bairros, praças, cidades, etc.) que levam o famigerado sobrenome da família Sarney, grupo político dominante por estas maranhas.

Apesar da hegemonia, as "grifes" Sarney e Lobão não são as únicas que constam na identificação de determinadas localidades, podendo-se mesmo encontrar até sobrenomes de políticos que integram (ou já integraram) a "oposição", desde nomes de bairros a prédios públicos, tanto na capital quanto no interior maranhense.

Parece que no Maranhão todos querem "entrar para a História". Só resta saber como: diferenciando-se do grupo dominante ou reproduzindo suas práticas.

Leia também:

Sobre nomes de localidades e sobrenomes de políticos no Maranhão

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.