domingo, 9 de agosto de 2015

Pré-Uni e Pré-Vestibular da Cidadania: lembranças e/ou semelhanças?

O programa já existe, de forma exitosa, em outras regiões do país. No Maranhão, seria uma espécie de releitura do "Pré-Vestibular da Cidadania" do Governo José Reinaldo?

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lança na próxima quarta-feira (12), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, o Programa Pré-Universitário (Preuni).

O objetivo é democratizar o acesso ao Ensino Superior no Maranhão, disponibilizando ferramentas de estudo para jovens oriundos da rede pública. Para a primeira etapa do Preuni, um aplicativo foi desenvolvido para alcançar 20 mil estudantes em todo o Estado.

Com base nos conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas se dividem por áreas - Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias - o governo pretende mudar indicadores como os encontrados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad/IBGE), que aponta que apenas 54,3% dos jovens brasileiros estão concluindo a Educação Básica até os 19 anos.


Quem baixar o aplicativo via celular pode assistir às videoaulas e tutoriais sobre temáticas específicas. Será disponibilizado também material didático e atividades para que os estudantes possam simular as provas. O aplicativo é uma forma de aliar as novas tecnologias à demanda de um público que, muitas vezes, é obrigado a abandonar a escola para trabalhar e contribuir na renda familiar.

“O Preuni é para aqueles que realmente necessitam, que têm dificuldades no acesso à educação e uma baixa condição econômica. Quando fizemos o Projeto, pensamos na Educação de Jovens e Adultos, nos indígenas, quilombolas, pessoas com necessidades especiais", explicou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré.

Para fortalecer a aprendizagem, o Programa Pré-Universitário também prevê aulões presenciais. As atividades acontecerão em estádios e auditórios, onde haverá a revisão dos conteúdos. Com público previsto de aproximadamente duas mil pessoas, as atividades terão duração de cinco dias com o apoio de 14 professores.

Experiências exitosas

O programa já existe, de forma exitosa, em outras regiões do país, como mostrado nas imagens acima. No Estado do Sergipe, por exemplo, o Pré-Uni está em funcionamento desde 2010, onde o governo angaria anualmente os louros do projeto. Confira aqui

Contudo, seria o Pré-Uni maranhense uma espécie de releitura do "Pré-Vestibular da Cidadania" do Governo José Reinaldo Tavares (2003-2006)? Nesse período, havia um seletivo, bastante concorrido por sinal, para que os alunos fizessem parte do programa, além de fazerem jus à concessão de bolsa no valor de R$ 100,00 mensais.

Algum leitor lembra ou participou desse projeto reinaldista? Se sim, deixe nos comentários seu depoimento.

Desde já, o blog agradece. :)

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.