terça-feira, 18 de agosto de 2015

Deputados da Bancada Federal Maranhense manifestam-se em defesa da UFMA

No encontro com os deputados federais do Maranhão, o reitor Natalino anunciou que a UFMA pode fechar as portas neste segundo semestre

Deputados da Bancada Federal Maranhense no Congresso Nacional se reuniram na manhã desta segunda-feira (17) com o reitor da UFMA, Natalino Salgado, que, na ocasião, expôs as dificuldades financeiras da instituição provocadas pelos profundos cortes orçamentários impingidos pelo Governo Federal.

Natalino anunciou que a UFMA pode fechar as portas em setembro, caso o Ministério da Educação (MEC) não libere os recursos para provimento de seu funcionamento.

Na reunião, foram discutidos assuntos relacionados ao orçamento ano 2007-2015 e demandas da UFMA, além da Assistência ao Estudante do Ensino Superior, emendas de bancada e liberação dos recursos do segundo semestre de 2015.

O reitor solicitou o apoio dos parlamentares para que a Educação tenha prioridade na política-econômica do Governo Federal.

O deputado federal Pedro Fernandes, líder da Bancada Maranhense, destacou a importância e o papel das universidades para a educação e disse que solicitará audiência com o Ministério da Educação (MEC), em busca de atender às demandas da universidade.

“Não podemos fechar as universidades, os ajustes no orçamento são devidos a um momento de contingenciamento. Acredito que a crise econômica esteja sendo potencializada pela crise política atual do país. Precisamos avançar com o objetivo de se pensar em investimentos e na melhoria para o crescimento da UFMA e da educação do estado”, pontuou Fernandes.

O vice-líder do PCdoB na Câmara, Rubens Pereira Jr, também mostrou-se favorável ao pedido do prof. Natalino. “Estamos à disposição para agilizar e contribuir para os avanços e inovações para a educação de qualidade. A UFMA é uma instituição de grande importância para a vida dos maranhenses. O trabalho que a universidade desenvolve repercute em várias ações sociais. A nossa defesa será para o aumento nos investimentos em Educação, em especial a Educação Pública, que é tão urgente e necessária. Por certo, é a Educação que universaliza e cria isonomia de condições, independente da classe social”, ressaltou o parlamentar.

Agora é aguardar que os deputados presentes à reunião mostrem a força necessária para cobrar do Governo o fim dos cortes no setor da Educação brasileira como um todo.

Afinal, nada mais contraditório e demagógico do que sentirmos na carne os profundos cortes orçamentários impingidos por um governo cujo slogan midiático é, ironicamente, o de "Pátria Educadora".

Drops

Participaram do encontro, os deputados federais Pedro Fernandes (PTB), líder da Bancada, Zé Carlos (PT), André Fufuca (PEN), Júnior Marreca (PEN), Rubens Jr. (PCdoB), Juscelino Filho (PRP) e João Marcelo (PMDB), além do senador Roberto Rocha (PSB).

Leia também:

Universidades federais têm recursos para funcionar até setembro

Cortes no orçamento e a possibilidade da UFMA fechar as portas

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.