segunda-feira, 3 de março de 2014

Semed conclui etapa de gestão informatizada de matrículas na Educação de São Luís

Geraldo Castro cumpre mais uma ação visando à melhoria na rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerrou na última sexta-feira (28/02) mais uma etapa da gestão informatizada de matrículas nas escolas de São Luís.

Os dados dos estudantes regularmente matriculados na rede municipal de ensino agora fazem parte de um sistema online que, além de agilizar o fornecimento de informações para o Censo Escolar e a consulta por disponibilidade de vaga em uma escola, também funcionarão como instrumento para a captação mais eficiente de recursos junto ao governo federal.

Em visita à central da gestão informatizada, localizada no Centro Pedagógico Paulo Freire, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, parabenizou todos os funcionários envolvidos no processo.

“Hoje temos o melhor sistema de gestão de matrículas do Brasil, a partir do contrato firmado com uma instituição da melhor qualidade. O nosso desafio é fazer o melhor com o aparelhamento de que conseguimos dispor. Em nome do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, agradeço o empenho de todos que fizeram parte desse processo”, disse o secretário.

Geraldo destacou ainda a mobilização de diversas esferas do Executivo Municipal com a finalidade de garantir o sucesso do sistema. Além da atuação da equipe técnica da Semed, a gestão informatizada de matrícula tem a parceria da titular da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Lauande; e do gestor da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), Diogo Lima.

O sistema de gestão informatizada foi viabilizado a partir de uma parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) firmada em dezembro do ano passado.

Constam do sistema informações como nome completo do estudante e dos pais, números de documentos e a escola em que estudam. As informações estão organizadas por escola e por núcleo geográfico da cidade de modo que, ao buscar por uma determinada área de São Luís, é possível ver o nome de todas as escolas e o quantitativo de vagas disponíveis para cada uma, por turma.

Para o ingresso dos estudantes no ano letivo de 2014, duas escolas funcionaram como projeto piloto: as Unidades de Educação Básica (UEBs) Darcy Ribeiro e Luís Viana. Nessas, a matrícula foi feita de maneira completamente informatizada.

Em 2015, a intenção da Semed é ampliar o número de polos e manter, na própria Secretaria, um setor permanente de gestão de matrícula, vinculado à área de Estatística Educacional.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

7 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria de Saber o porque desse valor pago a uma empresa para informatização sendo que há software gratuitos? E porque não houve licitação?

    Empresa: Fornecedor: FUNDACAO CPQD - CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMEN
    Valor total Empenhado R$ 8.999.994,00

    http://www.softwarepublico.gov...
    http://www.seduc.camacari.ba.g...:9192/e-cidade/login.php onde o mesmo esta em funcionamento a custo zero.

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta! Com a palavra, a Secretaria de Educação de São Luís.

    ResponderExcluir
  3. Que até agora não teve resposta.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, não obtive resposta em relação a esse questionamento.
    Mas agradeço aos leitores pela cobrança, o que significa que vocês estão cada vez mais atentos aos gastos públicos em nossa capital e isso muito me gratifica.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Mas o sistema é bom mesmo?

    O valor esta valendo a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente os usuários do sistema para responder esta pergunta.

      Excluir
  6. Gostaria de Saber se o Censo de 2014 será enviado pelo sistema de Empresa?

    ResponderExcluir

Grato pela participação.