domingo, 9 de março de 2014

ROSEANA SARNEY, LOBÃO FILHO E A "NOVELA SENADO"

Indefinição de Roseana acrescenta novos capítulos à "Novela Senado"


Leio no jornal O Imparcial deste domingo (09), sem nenhum arroubo de "assombração", que a "Novela Senado" ganha novos capítulos com a entrada de um novo personagem na trama governista. Trata-se de Edson Lobão Filho (PMDB), prole do ministro de Minas e Energia Edson Lobão (PMDB).

"Lobinho", como é mais conhecido no meio político, é o mais novo agente que tem seu nome cogitado para disputar a cadeira do senador Epitácio Cafeteira (PTB), de 89 anos, cujo mandato se encerra no fim deste ano.

Tudo por conta da indefinição da governadora Roseana Sarney Murad (PMDB) de deixar ou não o cargo antes do fim do mandato para a disputa pelo Senado.

Roseana joga com várias "frentes" e todas com muitas possibilidades de se concretizar, caso ela deixe o Palácio dos Leões. Entre as conjecturas para a conjuntura de uma possível eleição indireta, estão o nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), que goza tanto do prestígio de colegas da bancada governista quanto da de oposição.

Por essa "aproximação" com os parlamentares oposicionistas, é que Roseana teme que Arnaldo "mele" suas intenções, se fortaleça com a caneta de governador nas mãos e tente disputar uma reeleição em outubro, deixando o pré-candidato Luís Fernando (PMDB) para trás.

A outra frente roseanista é a de colocar o próprio secretário estadual de Infra-estrutura em seu lugar para um eventual "mandato tampão", aumentando assim as chances de Fernando "mostrar trabalho" e consolidar seu nome em todo o Maranhão, a fim de disputar a reeleição com a "máquina" em suas próprias mãos, o que daria mais "tranquilidade" aos governistas.

Tanto em um quanto no outro cenário, tudo depende de diálogos e acordos pré-estabelecidos que sejam viáveis de serem fielmente cumpridos. As conversas estão acontecendo, mas o consenso em torno de um acordo final parece estar longe de chegar. Principalmente agora, diante de um novo personagem na "Novela Senado".

"Lobinho" pode substituir Roseana na disputa pelo Senado

Na matéria jornalística, "Lobinho" revelou: “Confirmo que fui sondado para disputar a vaga de senador”.

O interessante é observar que, atualmente, Lobão Filho é senador, ocupando como suplente justamente a vaga aberta por seu pai, que está no Ministério da Energia. E isso não o impossibilita de disputar uma "eleição" para o mesmo cargo, quando muitos poderiam crer que ele seria, portanto, candidato à "reeleição". Coisas da nossa legislação eleitoral.

Com a crescente possibilidade de Roseana não deixar o governo face às "desconfianças" em torno da postura de Arnaldo Melo e da recusa de Gastão Vieira para entrar na disputa, o PMDB começa a enxergar em "Lobinho" o nome "ideal" para ocupar, pelos próximos 8 anos (e por que não 16 anos, com a prerrogativa da reeleição em 2022, caso seja eleito em 2014), a cadeira mais cobiçada do Congresso Nacional.

Segundo o presidente estadual do PMDB, o também senador João Alberto, a revelação feita por Lobão Filho é verdadeira e existe uma grande possibilidade da governadora permanecer no cargo até o fim do seu mandato. “Estivemos reunidos esta semana e Roseana disse que seu desejo é de ficar até dezembro”, comentou.

De acordo com João Alberto, Roseana deseja ficar no cargo para que ela possa entregar as centenas de obras que estão em curso no estado, reafirmando ainda que existe um forte desejo da governadora de se aposentar da política e aproveitar o convívio com seus parentes.

A afirmação de Alberto levanta a hipótese de que Roseana Sarney está sendo, de fato, "pressionada" pelo caciques do PMDB a entrar na disputa direta pelo Senado como forma de garantir a manutenção do poder político dos governistas no estado, já que todas as pesquisas feitas até agora apontam a filha de Sarney como líder da preferência do eleitorado maranhense para o Congresso, o que não acontece quando o nome de Roseana não é considerado nos levantamentos.

Nenhum outro nome do PMDB maranhense apontado nas pesquisas de intenções de voto já realizadas possui o mesmo capital eleitoral de Roseana, a ponto de garantir o sucesso pretendido pelo grupo Sarney no pleito vindouro.

Entretanto, Lobão Filho já participa de muitas reuniões como protagonista e centro das discussões para o Senado. O próprio informou: “Já tenho o aval do meu grupo, o João Alberto é um entusiasta da minha candidatura, a Roseana diz que tenho a preferência dela e o Sarney diz que ficou empolgado com a possibilidade do meu nome. Então, tenho certeza que não há resistência”, disse "Lobinho".

Ainda assim, política é feita tanto de alianças quanto de rupturas, de certezas e de "blefes". E em se tratando de um imbricado processo eleitoral onde as forças governistas começam a dar sinal de esgotamento justamente por conta da existência de muitas variáveis e de poucas assertivas, além do receio destes de verem sentados, ao mesmo tempo, nas cadeiras de governador e de senador nomes da "oposição dinista", o "sonho da aposentadoria" de Roseana Sarney pode ser adiado novamente, salvo se os caciques do PMDB quiserem abrir mão do poder que o cargo de senador tem sobre o Maranhão, inclusive sobre o Palácio dos Leões, poder esse demonstrado e corroborado ao longo de toda a história política do estado.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.