quarta-feira, 26 de março de 2014

BRADESCO E CÂMARA DE SÃO LUÍS: ENTRE O SILÊNCIO E A ELEIÇÃO

Astro de Ogun, atual presidente da Casa Legislativa, é apontado como um dos "líderes" daquele que pode ser considerado o maior esquema de agiotagem do Maranhão

Por Hugo Freitas

O silêncio da imprensa local e nacional e dos órgãos de controle e fiscalização do estado sobre o suposto "escândalo" de empréstimos fraudulentos realizados entre vereadores de São Luís e o Banco Bradesco, uma das maiores instituições financeiras do mundo, é no mínimo para se "estranhar".

Às vésperas de mais uma eleição para a escolha do novo presidente da Câmara de São Luís, o enfoque midiático local incide apenas sobre o processo eleitoral em si e as articulações feitas nos bastidores para garantir a permanência no cargo do atual mandatário da Casa, o vereador e "pai de santo" Astro de Ogun.

Ocorre que no final do ano passado a capital foi "sacudida" com a denúncia de que mais da metade dos vereadores que compõem o Parlamento municipal teriam realizado empréstimos junto ao Bradesco de forma minimamente "suspeita". O caso foi abordado até pelo jornal "O Globo", que destacou tratar-se de um dos maiores esquemas de agiotagem do Estado do Maranhão (confira aqui).

Na época da denúncia, cerca de 14 dos 31 vereadores ludovicenses estariam envolvidos na "mutretagem". Atualmente, TODOS OS MEMBROS DO PARLAMENTO MUNICIPAL ESTÃO SENDO INVESTIGADOS "sob sigilo" pela Polícia Civil do Maranhão. Pelo menos, é o que se afirma nos bastidores policiais. E o esquema pode atingir também deputados estaduais.

No entanto, a imprensa maranhense fecha os olhos para o caso e opta por passar incólume pelo assunto. Sempre subordinada aos ditames do poder, a mídia local prefere garantir a manutenção de seu sustento do que afrontar seus padrinhos políticos.

Na mesma medida, não se vê ações mais enérgicas do Ministério Público e dos órgãos de fiscalização sobre o suposto esquema, que envolve "representantes do povo" e funcionários da Câmara de Vereadores da capital.

O "eterno licenciado" Isaías Pereirinha também é apontado como um dos integrantes da quadrilha investigada pela Polícia Civil do Maranhão

Ainda assim, sem a demonstração de nenhum "sentimento de culpa", os vereadores de São Luís intentam "doar" mais dois anos de mandato a Astro de Ogun (PMN) como presidente da Casa Legislativa no início do mês de abril.

Vale ressaltar que o "pai de santo" - junto com o "eterno licenciado" Isaías Pereirinha (PSL) - é apontado como um dos "líderes" daquele que pode ser considerado o maior esquema de agiotagem da história do Maranhão.

Ogun ocupa o lugar de Pereirinha na presidência da Câmara devido a "eternos" pedidos de "licença-saúde" deste último, que já foi flagrado até em festas durante o carnaval, em pleno período de licença médica.


Entre o silêncio e a eleição, vão-se garantindo as condições para a manutenção dos esquemas fraudulentos que corroem a política maranhense.

O Bradesco e a Câmara de São Luís agradecem!!!

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.