quarta-feira, 26 de março de 2014

ELIZIANE GAMA DESISTE DE SUA CANDIDATURA AO GOVERNO DO MARANHÃO


Por Hugo Freitas

Eliziane Gama (PPS) não será mais candidata ao Governo do Maranhão. O anúncio deverá ser feito nesta quinta-feira (27) na sede do partido.

A deputada estadual, que vinha colocando seu nome na disputa pelo comando do Palácio dos Leões, deve anunciar a desistência de sua candidatura e declarar seu apoio ao pré-candidato Flávio Dino (PCdoB). Gama vai mesmo concorrer a uma vaga na Câmara Federal.

Há alguns dias, as evidências de que Eliziane não disputaria as eleições majoritárias no Maranhão se tornaram mais sintomáticas com declarações de "figurões" do PPS pró-Flávio, entre eles Vieira Lima, Batista Matos e Paulo Matos.

Na noite desta terça-feira (25), membros do PPS engrossaram as fileiras daqueles que decidiram apoiar a candidatura de Dino para a cadeira de governador marcando presença na comemoração de mais um aniversário do Partido Comunista do Brasil, dando claros sinais de que o partido já está aliançado com a legenda da foice e do martelo no Maranhão.

Um dos poucos pepessistas que ainda sonhava com o nome de Gama para a disputa estadual era o professor, empresário e vice-presidente estadual da legenda, Carlos Wellington, o "Wellington do Curso", que em recente manuscrito, intitulado "O Sonho Não Acabou", deixou claro seu total apoio à deputada estadual, o que pode ser lido como uma espécie de "último sopro de esperança" pela manutenção da candidatura da parlamentar.

No entanto, isso não vai mais acontecer. E a incerteza agora é sobre o "futuro político" de Eliziane Gama, que ao abrir mão de uma candidatura majoritária quase aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo, deixou passar a hora para tal decisão e pode cair em total descrédito junto a uma significativa parcela da população maranhense, principalmente a da capital São Luís, que acreditava em seu nome para fazer frente às duas candidaturas postas que polarizam e engessam o debate político no Maranhão, representadas na dicotomia "sarneysistas x antissarneysistas".

Além disso, ao optar pela disputa a uma vaga de deputado federal no "consórcio oposionista dinista", onde já estão certos 8 partidos (PDT, PSB, PTC, PP, SDD, PROS, PCdoB e agora PPS), Eliziane abre mão de ser protagonista no processo eleitoral vindouro para ser coadjuvante entre os "tubarões" que deverão se digladiar e, assim, esquentar a corrida por uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Mas isso é assunto para um próximo post.

O que fica é a certeza de que o grau de abstenção nestas eleições pode bater novo recorde histórico no Maranhão com a desistência de Eliziane de concorrer ao Governo, ao mesmo tempo em que um "vácuo" na esfera política local toma forma e profundidade, à medida que uma tão sonhada "terceira via" não irá se concretizar. Pelo menos, não mais nestas eleições.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook 

2 comentários:

  1. Certinha, Eliziane! Sair fora dessa aventura que só ia mesmo é lhe deixar sem mandato. O barco da mudança com Flávio é a decisão acertada. Quanto a você blogueiro, se candidata rapaz, ao invés de ficar querendo jogar os outros no fogo...(Guerreiro Imperatrizense)

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe... Taí uma coisa que este "blogueiro" ainda não tinha pensado. :)

    ResponderExcluir

Grato pela participação.