domingo, 23 de março de 2014

POLÊMICA: Deputado federal critica duramente jornal maranhense "O Imparcial"

"Os editores de 'O imparcial' confiam mais nos efeitos do analfabetismo funcional que a oligarquia local impõe à população maranhense", detonou o parlamentar federal Jean Willys (PSOL-RJ)

Por Hugo Freitas

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) teceu severas e duras críticas ao periódico maranhense "O Imparcial". A reação furiosa do parlamentar se deu por conta de uma matéria publicada na última sexta-feira (21), tratando sobre um polêmico projeto de lei que prevê a "legalização" da maconha.

No entanto, o jornal maranhense abordou o assunto como uma "apologia" ao uso da droga ilícita, estampando a matéria com o seguinte título: Deputado propõe uso da maconha.

A forma como o periódico angulou o tema despertou a ira de Jean Willys, que se referiu aos jornalistas da empresa maranhense vinculada ao conglomerado midiático do "Diários Associados" como "analfabetos funcionais".

Além de "contra-atacar" com veemência os profissionais que trabalham em "O Imparcial", o deputado psolista "atacou" as bases politicas que lhe dão sustentação: a famigerada "oligarquia Sarney", realçando a estreita aliança entre este grupo político e o jornal maranhense.

"Os editores de "O imparcial" confiam mais nos efeitos do analfabetismo funcional que a oligarquia local impõe à população maranhense - instrumento de manutenção do seu poder, que vigora há quase 50 anos!", bradou o parlamentar federal.

Jean Willys é autor do Projeto de Lei n. 7270/2014, que visa regular a produção, a industrialização e a comercialização da Cannabis (maconha) e seus derivados no Brasil.

O psolista entende que a matéria do jornal maranhense "trata-se mesmo de uma distorção/deturpação descarada do projeto que apresentamos na Câmara dos Deputados, enfatizando que "a diferença entre a reação de "O imparcial" (que ironia; que escárnio este nome!) e a reação de grande parte da mídia conservadora no resto do Brasil é só a falta de sutileza na manipulação".

As declarações do parlamentar federal foram feitas em uma rede social, e já lhe renderam centenas de comentários, compartilhamentos e milhares de "curtidas".

Confira abaixo a íntegra do ácido texto do deputado Jean Willys contra "O Imparcial":

Matéria publicada no dia 21 de março de 2014 em "O Imparcial"

Por Jean Willys*

Esta é uma manchete do jornal "O Imparcial" (de São Luis, no Maranhão), aliado da família Sarney no Estado. Minha primeira reação, ao vê-la, foi considerá-la um sintoma do analfabetismo funcional que cresce no país e, em consequência, em redações de jornais e revistas: são mais de 30,5 milhões de analfabetos funcionais; 38% destes universitários.

Depois, analisando atentamente a matéria, vi que não se trata de sintoma de analfabetismo funcional: trata-se mesmo de uma distorção/deturpação descarada do projeto que apresentamos na Câmara dos Deputados. A diferença entre a reação de "O imparcial" (que ironia; que escárnio este nome!) e a reação de grande parte da mídia conservadora no resto do Brasil é só a falta de sutileza na manipulação.

Os editores de "O imparcial" confiam mais nos efeitos do analfabetismo funcional que a oligarquia local impõe à população maranhense - instrumento de manutenção do seu poder, que vigora há quase 50 anos! Toda a esquerda é critica – com razão - às tentativas de manipulação da opinião pública empreendida pela mídia conservadora no Brasil.

Quem não se lembra daquela manchete estampada no jornal “Diário do Acre” às vésperas do pleito em 1989 que dizia “PT sequestra Abílio Diniz”? E da recente campanha difamatória contra Marcelo Freixo empreendida por O Globo, Globo News e CBN a partir de um "disse-que-disse"? E das manchetes de O Globo, Estadão e Folha criminalizando descaradamente as primeiras manifestações populares da jornada de junho de 2013?

Só que para essa crítica ser completa, é preciso dizer que essa liberdade de manipulação sem pudor só perdura porque os governos, nem o atual, nunca romperam com as alianças políticas patrimonialistas que também sustentam esse monopólio de informação. Os jornais de Sarney, ALIADO dos governos do PT, e a Veja, ARQUI-INIMIGA dos governos do PT, são as duas faces da mesma moeda!

Esse episódio também mostra como essa combinação – alianças patrimonialistas e mídia monopolizada e conservadora - custa caro à sociedade brasileira, por manter grande parte da nossa população aprisionada ao seu obscurantismo preconceituoso e por frear avanços no terreno dos direitos civis.

Como pergunta Caetano Veloso, em "Podres poderes", "será que nunca faremos senão confirmar a incompetência da América católica/evangélica que sempre precisará de ridículos tiranos?"

Querem saber mesmo e de verdade do que trata o projeto que apresentamos (projeto que é contra a "liberação" da maconha, mas a favor de sua legalização e regulamentação como forma de enfrentar o tráfico, reduzir o número de mortes e prisões injustas, tratar dependentes químicos como doentes, assegurar a liberdade individual e de proteger crianças e adolescentes)? Querem saber? Leiam o que é publicado aqui no meu site: http://jeanwyllys.com.br/ .

*Jean Wyllys foi eleito deputado federal pelo PSOL-RJ para o mandato 2011-2015. É escritor, com três livros publicados, professor universitário na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Veiga de Almeida (UVA), ambas no Rio, além de colunista da Carta Capital e do iGay, portal LGBT do iG.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

2 comentários:

  1. Tudo que nao presta essa deputado apoia
    Ele pensa que e' o que afinal?

    ResponderExcluir
  2. "Polêmica" era para ter sido o sobrenome dele. :))

    ResponderExcluir

Grato pela participação.