sábado, 29 de setembro de 2012

ESCUTEC: Pesquisa confirma vitória de Edivaldo contra Castelo no 2º turno



Por Hugo Freitas

O candidato da coligação "Muda São Luís", Edivaldo Holanda Júnior (PTC), vence o prefeito João Castelo (PSDB), candidato à reeleição, no segundo turno. Ambos estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Luís no primeiro turno. É o que revela a pesquisa Escutec, divulgada neste sábado (29).


De acordo com o levantamento, Castelo teria 32% das intenções de voto, contra 30% de Edivaldo Jr., configurando um empate técnico entre os candidatos por estarem dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3%, para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa anterior do mesmo instituto, divulgada no dia 9 de setembro, Edivaldo apresenta um crescimento de 2,2 pontos percentuais, saltando de 27,8% para os atuais 30%. Já Castelo registra crescimento de apenas 1,4% em relação à mesma pesquisa (reveja aqui).

Na terceira colocação está Washington Oliveira (PT), com 13%, seguido de perto por Eliziane Gama (PPS), que aparece na quarta colocação com surpreendentes 7,3% das intenções de voto, constituindo-se assim numa verdadeira "ameaça" a W.O, que almeja de todas as formas estar no segundo turno.

O ex-prefeito Tadeu Palácio (PP) está em quinto, com 4,2%; seguido por Marcos Silva (PSTU), 1,7%; Haroldo Saboia (PSOL), 1%; e Ednaldo Neves (PRTB) 0,1%. Votos brancos e nulos somam 2,7% dos entrevistados. 8,1% disseram não saber ainda em quem votar ou não responderam.

2º turno


A uma semana do pleito do dia 7 de outubro, na simulação de segundo turno, Edivaldo Holanda Júnior teria 46,4% da preferência do eleitorado contra 35,9% de João Castelo. Em relação à pesquisa DataM de quinta-feira (27) (veja aqui), Edivaldo mantém também sua tendência de vitória no segundo turno contra o candidato tucano.

Os números confirmam o que já vem sendo apontado em todas as pesquisas anteriores mais recentes: a de que Edivaldo Holanda Júnior tem tudo para ser o próximo prefeito de São Luís.

Nesse cenário, votos brancos e nulos somaram 6,7%, enquanto 11% declararam não saber ou não responderam a pergunta.

Encomendada pelo jornal O Estado do Maranhão, a pesquisa Escutec entrevistou 806 eleitores em São Luís, no período de 25 a 27 de setembro, e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-313/2012.

2 comentários:

Grato pela participação.