sábado, 1 de setembro de 2012

400 ANOS DE SÃO LUÍS: Disputa cultural entre Prefeitura e Governo Estadual começa a partir deste sábado

Gilberto Gil, hoje (01/09), na Lagoa da Jansen, em São Luís

Por Hugo Freitas

A Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado do Maranhão disputam, a partir de hoje (01/09), a preferência do público ludovicense em celebração aos 400 anos de fundação da capital maranhense.

Dois locais distintos e distantes um do outro foram preparados para que cada administração conquiste seu público-alvo. Na Praça Maria Aragão, no centro da cidade, organizada pela Prefeitura, ocorre uma programação cultural de cunho mais regionalista, que contemplará cerca de cem grupos, bandas e artistas maranhenses, privilegiando os "artistas da terra".

Nesse primeiro dia de festa, a partir das 20h, a Bandelícia abre a programação agitando o público ao som do forró e do arrocha. Na sequência, às 21h, sobe ao palco a cantora Fernanda Garcia cantando o melhor da música popular maranhense.

Às 22h, o comando da festa fica por conta da Banda Capital Roots e do seu reggae de “responsa”. Já às 23h, é a vez das cantoras Carol e Ana Teresa. E, para encerrar o primeiro dia de festividade, o samba e o pagode entram em cena com o Grupo Vamu di Samba, a partir das 00h.

Enquanto isso, do outro lado da ponte do São Francisco, na área da Lagoa da Jansen, o Governo do Estado não poupou recursos públicos para investir numa festa recheada de astros e estrelas do cenário popular nacional, mesclando artistas locais com os "artistas da mídia".

A partir das 19h deste sábado (uma hora antes do previsto para se iniciarem as comemorações na Maria Aragão), o público vai poder conferir a apresentação do Projeto A5, com os cantores Mano Borges, Chiquinho França, Betto Pereira, Carlinhos Veloz e Erasmo Dibell. Às 20h, o cantor César Nascimento apresenta o show Ilha Magnética.

No ponto alto da programação de hoje, o cantor e compositor Gilberto Gil sobe ao palco da Lagoa para mostrar alguns dos seus maiores sucessos ao longo de seus 49 anos de carreira. A Tribo de Jah encerra o roteiro desta primeira noite, a partir das 23h, com o melhor do reggae nacional.

Além de Gil e da Tribo, de amplo destaque no país, o Governo estadual traz em sua programação cultural a Orquestra Sinfônica Brasileira (dia 6), Roberto Carlos (dia 8), Ivete Sangalo (dia 15), Zezé di Camargo e Luciano (dia 22), Alcione e Zeca Pagodinho (dia 29). O palco para essas apresentações terá uma megaestrutura de luz e som. Telões de LED de alta definição também serão instalados em locais estratégicos para que todo o público possa acompanhar cada detalhe dos shows.

Tanto na Maria Aragão quanto na Lagoa da Jansen, os shows são abertos ao público.

Pelo visto, no que tange às comemorações pelo aniversário da cidade, a maior preocupação de ambas as administrações públicas é de divertir e entreter o eleitorado, numa verdadeira demonstração de que a política no Maranhão é feita apenas de circo, porque nem o pão e nem a água chegam, de forma suficiente, à mesa e às torneiras das casas das milhares de famílias ludovicenses.

Mas haverá preocupação da população nisso tudo? Enquanto rios de dinheiro são injetados em diversão cultural, as praias da cidade continuam poluídas e impróprias para o banho e o lazer; ruas e avenidas continuam sendo pintadas com um tipo de asfalto de, no mínimo, qualidade duvidosa que, às primeiras chuvas, tende a não deixar vestígio de sua presença; o sistema de transporte público cada vez mais precário, com uma das passagens mais caras do país e sem um pingo de conforto dentro das sucatas ambulantes chamadas de ônibus; e ainda o descaso e o abandono com o patrimônio histórico e arquitetônico de São Luís que, às vésperas de seus 400 anos, só resta regozijar-se das lembranças de seus "tempos gloriosos", já que a situação degenerada que se apresenta nos dias atuais não a conduz a contemplar momentos felizes num futuro próximo.

Portanto, amad@ leit@r, não deixe de curtir o que as gestões públicas têm a oferecer ao longo deste festejado mês de setembro. Apenas lembre-se de refletir que nem só de circo vive o homem. As comemorações passarão, os dias passarão, mas a realidade social da cidade permanecerá, caso o entusiasmo que você demonstrar nos shows se extinguir por lá, e não se irradiar em ações concretas de cobrança por melhorias já!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.