quarta-feira, 12 de setembro de 2012

SABATINA NA TV: Marcos Silva e a lógica do poder dominante em ação


Por Hugo Freitas

Louvável a iniciativa da TV Guará em realizar uma sabatina com os candidatos a Prefeito de São Luís, iniciado às 10h15 da noite desta terça-feira (11), com a participação primeira do candidato Marcos Silva (PSTU).

Mas tem que escolher melhor os "sabatinadores". Não dá para levar a sério uma saraivada de perguntas vindas de um assessor de secretário estadual do Governo Roseana Sarney e um assessor da gestão municipal do prefeito João Castelo.

Além desses "jornalistas", o mediador (cujo nome me foge agora) também não demonstrou nenhum conhecimento sobre o candidato Marcos Silva. Pior que isso, foi não ter deixado o referido candidato expor seus pensamentos e propostas a contento, sem que toda hora o interferisse, entre outros absurdos pedindo para que tivesse "cuidado" em não citar os demais candidatos, não permitindo assim o usufruto do tempo de 3 minutos disponível para cada pergunta, conforme as regras do jogo.

Demonstrando um total despreparo exemplificado principalmente na pérola de que as verbas para a educação municipal só vêm do governo federal, e além de não propor questionamentos pontuais sobre as necessidades da cidade de São Luís, o mediador fazia questão de salientar - quase a todo momento, rebatendo o candidato (como se ele também o fosse) - que suas observações não passavam de um "discurso velho e repetitivo".

Afinal, a função do "mediador" é "mediar" o debate ou "julgar" as respostas do candidato? É de promover um espaço de discussão "ampla e democrática" ou de negar aquilo o que o candidato tem a dizer?

Na prática, foi isso o que aconteceu. Talvez não saiba o ilustre mediador que cada discurso político está indissociavelmente ligado às crenças, convicções e visões de mundo de cada indivíduo. Faz parte de suas experiências particulares de vida. Ainda assim, em linhas gerais, a tentativa de tolher descaradamente a fala de Marcos Silva jogou no chão um pouco da credibilidade do debate.

Mas o ponto auge da sabatina ainda estava por vir. Foi a certificação do "jornalista" de O Estado do Maranhão, assessor do secretário estadual de Infra-Estrutura, Max Barros, em afirmar que nenhum candidato do PSTU para vereador será eleito, senão o próprio Marcos Silva. O "jornalista" sugeriu que Marcos Silva fosse candidato a vereador e não a prefeito, pois tinha "certeza" que na vereança ele seria eleito.

A visão de democracia burguesa e de pertencimento à esfera política dominante no estado está tão inculcada nesses interlocutores, que eles não conseguem conceber a sobrevivência de um político que não esteja submetido à mesma lógica de poder.

No frigir dos ovos, quero ver se esses sabatinadores mantêm essa mesma postura em relação a todos os demais candidatos, principalmente aos ditos "favoritos". Ou você, prezado leitor, ainda têm dúvidas de como serão as perguntas, daqui por diante, especialmente do assessor tucano para seu padrinho Castelo e do assessor governista para seu tutor Washington?

O próximo episódio dessa tragicomédia televisiva eleitoral será hoje (12), a partir das 22h15, na TV Guará, Canal 23, tendo como protagonista o prefeito  João Castelo (PSDB). A disputa continua!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.