sexta-feira, 28 de setembro de 2012

NOVA PESQUISA DATAM: Edivaldo vence Castelo no 1º e no 2º turno


Por Hugo Freitas

É o que aponta a pesquisa do instituto DataM divulgada nesta quinta-feira (27). De acordo com os números, se as eleições fossem hoje, o candidato da coligação "Muda São Luís", Edivaldo Holanda Júnior (PTC) terminaria o 1º turno à frente do candidato tucano à reeleição, o prefeito João Castelo (PSDB).

Segundo a pesquisa, Edivaldo registra 33% da preferência do eleitorado, enquanto Castelo pontua 32,3%. Como a margem de erro é de 3% para mais ou para menos, há um empate técnico entre os dois candidatos.

O terceiro lugar continua sendo ocupado pelo vice-governador Washington Oliveira (PT), que alcançou os 11,6%, seguido pela deputada Eliziane Gama (PPS), com 6,9%.

O ex-prefeito Tadeu Palácio (PP) despencou para a quinta posição, marcando apenas 4,7%. A seguir, aparecem Marcos Silva (PSTU), 2%; Haroldo Sabóia (PSOL), 0,6%; e Ednaldo Neves (PRTB), com 0,4%. Não sabem ou não responderam somam 8,6%.

Rejeição

A pesquisa confirmou o prefeito João Castelo na liderança do quesito rejeição. De acordo com o DataM, 35,3% dos entrevistados não votariam no tucano de jeito nenhum.

Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito Tadeu Palácio, com 13,5% de rejeição, seguido pelo candidato do Governo Roseana, o petista W.O, com 13,3%. Na sequência, vem Haroldo Sabóia, 8,4%; Edivaldo Holanda Júnior, 6,6%; Marcos Silva, 6,4%; Eliziane Gama, 3%; e Ednaldo Neves, 2,3%. Não sabem ou não responderam somaram 11,4%.

57,3% dos eleitores afirmaram ainda, quando perguntados, que João Castelo não merece ser reeleito. Outros 38,6% se posicionaram a favor da reeleição do tucano. Apenas 4,1% das pessoas não responderam à questão.

Segundo turno

Sobre um eventual segundo turno, a pesquisa DataM fez uma simulação entre os dois primeiros colocados. Edivaldo venceria a disputa com 49,4% dos votos contra 36,6% de Castelo.

Encomendada pelo portal O Imparcial Online, a pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro, e está registrada no TRE-MA sob o protocolo MA-0307/2012.

2 comentários:

  1. Que Deus ajude que seja verdade essa pesquisa meu amigo,pois ninguém merece CAOSTELO de novo...

    ResponderExcluir
  2. Que bom que o povo tá acordando pra realidade!!! #foracaostelo (velho nojento)

    ResponderExcluir

Grato pela participação.