segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CASTELO X EDIVALDO: Pesquisa DATAM aponta acirramento entre as duas candidaturas

Castelo e Edivaldo disputam preferência do eleitorado ludovicense

Por Hugo Freitas

Uma nova pesquisa sobre as intenções de voto para Prefeito de São Luís foi divulgada no início desta tarde (03). Os números mostram uma provável disputa em segundo turno entre Edivaldo Holanda Jr. (PTC) e João Castelo (PSDB).

De acordo com o instituto DataM, Edivaldo está se aproximando do candidato tucano. Na pesquisa espontânea, Castelo aparece com 30,6% dos votos e Edivaldo, com 26,6%. Já na estimulada, Castelo registra 32,4% da preferência, enquanto Edivaldo computa 28,0% dos votos.

O curioso é que Castelo mantém, ao mesmo tempo, a preferência do eleitorado tanto para o "bem" quanto para o "mal". O tucano consegue aparecer em primeiro lugar entre os que votam nele e os que rejeitam sua reeleição. Neste aspecto da pesquisa, onde os eleitores consultados informam sobre em quem não votariam, Castelo lidera com 37,4% dos votos, fato que não acompanha a ascensão de Edivaldo. Nesse quesito (rejeição), o candidato comunista aparece na última posição, confirmando assim sua tendência de crescimento nas pesquisas.

Os números do DataM registraram ainda a queda da candidatura de Tadeu Palácio (PP), que vinha figurando sempre em segundo lugar em todas as consultas anteriores, e um ligeiro crescimento de Washington Oliveira (PT). Na pesquisa espontânea, Tadeu e Washington aparecem tecnicamente empatados, respectivamente com 8,6% e 8,0% dos votos consultados.

Contratada pela empresa Assessoria Avançada, a pesquisa ouviu 800 eleitores entre os dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro, e foi registrada no TRE-MA sob o protocolo Nº MA-0048/2012. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos.

Abaixo os cenários e os índices de cada candidato:

ESPONTÂNEA
João Castelo: 30,6%
Edivaldo Holanda Júnior: 26,6%
Tadeu Palácio: 8,6%
Washington Oliveira 8,0%
Eliziane Gama 5,5%
Marcos Silva 1,1%
Haroldo Sabóia 1,0%
Edinaldo Neves 0,5%
Nulos/Brancos 3,5%
Não opinaram/Não responderam 14,5%

INTENÇÃO DE VOTOS – ESTIMULADA
João Castelo: 32,4%
Edivaldo Holanda Júnior: 28,0%
Tadeu Palácio: 9,1%
Washington Oliveira 8,1%
Eliziane Gama 6,4%
Marcos Silva 1,6%
Haroldo Sabóia 1,6%
Edinaldo Neves 0,6%
Nulos/Brancos 3,9%
Não opinaram/Não responderam 8,3%

REJEIÇÃO – ESTIMULADA
João Castelo: 37,4%
Tadeu Palácio: 14,9%
Washington Oliveira 11,6%
Haroldo Sabóia 6,6%
Marcos Silva 6,0%
Edinaldo Neves 4,6%
Eliziane Gama 2,8%
Edivaldo Holanda Júnior: 2,4%
Não rejeita nenhum 4,6%
Não opinaram/Não responderam 9,1%

2 comentários:

  1. Edivaldo comunista? De onde você tirou essa informação? Se foi da legenda...nada a ver. O "C" é de cristão - completamente o oposto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O principal partido que apoia a candidatura de Edivaldo é o PCdoB - Partido "Comunista" do Brasil, tendo como principal apoiador Flávio Dino, o presidente estadual da sigla, que aparece em suas campanhas partidárias inúmeras vezes pedindo votos.
      A associação deu-se nesse sentido, nada mais que isso.

      Excluir

Grato pela participação.