terça-feira, 20 de janeiro de 2015

UM GOVERNO DE IMPROVISO?

20 dias de governo Flávio Dino

Por Hugo Freitas

"Pegou mal". Parece ser esta a sensação causada em toda a população maranhense que assistiu ao JMTV 2a. edição, da TV Mirante, nesta segunda-feira (19), simplesmente o telejornal de maior audiência do estado.

Os secretários Márcio Jerry (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB) e Chico Gonçalves (PT) foram flagrados pelas lentes do fotógrafo Paulo Soares, do jornal O Estado do Maranhão que, ao fingir tirar fotos de uma visita ao Convento das Mercês, gravou um vídeo onde consta o secretariado de proa do governador Flávio Dino (PCdoB) confabulando sobre o que iriam fazer com a Fundação da Memória Republicana, situada no Convento das Mercês.

Sem demonstrar qualquer tipo de planejamento sobre a destinação do acervo doado pelo ex-presidente José Sarney à Fundação que antes levava seu nome, também conhecida como "Museu Sarney" devido o culto à personalidade de seu patrono sustentado com dinheiro público, o secretário de Ciência e Tecnologia, Bira, que acumula a função com a de deputado estadual, teve um estalo repentino: "Eureca! Vamos transformar isso aqui num memorial às vítimas da ditadura militar!"

Não bastasse a lâmpada mágica ter se acendido sobre a cabeça do deputado-secretário, ideia tal que irá beneficiar todos aqueles que lutaram ao lado dos comunistas contra o regime de exceção surgido abruptamente em 31 de março de 1964, a proposta foi imediatamente ovacionada com risos pelos demais presentes e acompanhada por um estalado aperto de mão do secretário Márcio Jerry, que não se conteve e soltou uma "p..." em alto e bom som (CONFIRA AQUI).

Além do "decoro" e da "etiqueta" que os cargos de governo exigem, mas não demonstrada pelos secretários que mais pareciam os líderes estudantis que um dia foram nos tempos de lutas políticas no DCE da UFMA, em apenas 20 dias de governo Flávio, tanto o governador quanto seus assessores parecem comandar o Estado do Maranhão sem o mínimo de planejamento, como se agissem de improviso, característica verificada através dos diversos "vai-e-vem" de decisões confusas, contraditórias e sem respaldo popular.

Aliás, este último aspecto parece ser o único ponto de inflexão nessa governança atrapalhadamente desgovernada. Se, por um lado, ao retroceder ou se mostrar favorável a "voltar atrás" em anúncios flagrantemente "anti-populares", como a mudança do calendário de pagamento dos servidores estaduais, que passarão a receber seus vencimentos em 2015 até o quinto dia de cada mês, diferente do que vinha sendo pago pelos governos anteriores, ou seja, dentro do mês trabalhado, o que gerou grande revolta dos funcionários do estado e de entidades sindicais, Flávio parece querer governar pautado o tempo todo por uma espécie de unanimidade popular e midiática, por outro mostra um flagrante "despreparo" e inexistência de organização governamental, que põem por terra toda a aura messiânica construída sobre si durante a longeva campanha eleitoral de ser ele "o homem mais preparado para governar o Maranhão".

É o que se pode depreender das desastrosas e atrapalhadas ações deste que parece ser um governo de improviso. Pelo menos, até agora.

Afinal, como dizem, é melhor errar tentando acertar, do que evitar o erro não tentando o acerto.

E que os acertos prevaleçam sobre os erros!

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.