A Prefeitura de São Luís, por meio da
Secretaria Municipal de Educação (Semed), reforçou o atendimento a estudantes
com deficiência com a implantação de 39 novas salas de recurso ao longo da
atual gestão. No início de 2013, a rede municipal de ensino dispunha de 77
salas de recurso. Hoje, são 116 - um aumento de mais de 50% em dois anos.
As salas de recurso multifuncionais são
espaços construídos para receber, no contraturno escolar, crianças e
adolescentes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas
habilidades ou superdotação. Elas possibilitam atendimento educacional
especializado e atendimento individual para, a partir do conhecimento das
necessidades específicas de cada aluno, promover o estímulo adequado das áreas
necessárias e potencializar o aprendizado. Atualmente, a Prefeitura de São Luís
atende a 730 estudantes nesses espaços.
O secretário municipal de Educação,
Geraldo Castro Sobrinho, destacou o trabalho desenvolvido nas salas de recurso
e o empenho do prefeito Edivaldo em assegurar uma educação inclusiva a todos os
estudantes matriculados na rede escolar de São Luís. "Temos promovido a
otimização dos atendimentos na área de Educação Especial, bem como aumentado
progressivamente a oferta de cursos e oportunidades de formação na área. O
competente e dedicado trabalho desenvolvido pelos educadores que atuam nas
salas de recurso é mais um passo em direção à nossa meta, que é a de melhorar
cada vez mais a qualidade da educação oferecida pela rede municipal de ensino
de São Luís", disse Geraldo Castro.
A ampliação no número de salas de
recurso veio a partir de uma parceria com o governo federal, por intermédio do
Ministério da Educação. Com a parceria, foram adquiridos kits de informática,
cada um com dois notebooks e uma impressora; e kits de material pedagógico, com
jogos de memória, alfabeto móvel, tapete alfabético, dominó em Libras e em
números, esquema corporal e kit de lupas. A Prefeitura de São Luís, por sua
vez, reforçou o quadro de professores das salas com a contratação de novos
profissionais mediante processo seletivo simplificado, disponibilizou oportunidades
de formação continuada e proporcionou espaço adequado nas escolas para a
implantação das salas.
SAIBA MAIS
A implantação das salas de recursos
passou a ser obrigatória a partir de 2008, quando foi aprovada a Política
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Atualmente,
todos os sete núcleos geográficos em que está dividida a rede municipal de
ensino possuem escolas equipadas e com salas de recursos em funcionamento.
A Superintendência da Área de Educação
Especial (SAEE) da Semed possui uma equipe técnica de aproximadamente 50
profissionais que atuam nas escolas para viabilizar ações que priorizem o
atendimento às crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais,
bem como orientação e acompanhamento das famílias desses alunos.
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