quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Washington Oliveira é eleito pela Assembleia para vaga no TCE

Para assumir o cargo no TCE, o vice-governador deverá renunciar ao mandato e se desfiliar do PT

Por Hugo Freitas

Terminou há pouco o processo de eleição na Assembleia Legislativa do Maranhão (AL) para a escolha do novo membro do Conselho do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Candidato único, o vice-governador do Maranhão, Washington Luís Oliveira (PT) foi "escolhido" pela maioria dos deputados presentes na votação para compor o quadro de conselheiros do TCE.

O resultado da votação foi o seguinte:

Sim: 29
Não: 04
Ausentes: 08
Abstenção: 01

Conforme o Regimento da AL, Washington teve que passar por uma espécie de "sabatina", realizada por uma Comissão Especial composta por membros indicados pelos blocos parlamentares da Casa. Os indicados foram Marcos Caldas (PRP), Tatá Milhomem (PSD), Magno Bacelar (PV), Rubens Pereira Junior (PCdoB) e Raimundo Louro (PR).

Com a ida do vice-governador para o TCE, fica aberto o caminho para a governadora Roseana Sarney (PDMB) candidatar-se ao Senado e, consequentemente, para a assunção de Arnaldo Melo, presidente da AL, na cadeira de chefe do Executivo maranhense para um convencionado "mandato tampão".

O cargo de conselheiro no Tribunal de Contas é de caráter vitalício. Washington deverá ocupá-lo até completar 70 anos, quando então terá que se aposentar compulsoriamente. O vice-governador tem 62 anos de idade.

Portanto, W.O. vai ficar afastado da vida política por 8 anos, sem poder candidatar-se a nenhum cargo de caráter eletivo nem ocupar nenhum outro cargo público. Para isso, ele deverá renunciar à vice-governadoria e se desfiliar do Partido dos Trabalhadores (PT).

Mas Washington já declarou que, após completar os 70 anos, ele voltará a disputar eleições.

No Maranhão, 2014 já começou!

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.