quarta-feira, 27 de novembro de 2013

TRE-MA SALVA O MANDATO DE BIRA DO PINDARÉ

Bira, agora no PSB, continua com o mandato conquistado pelo PT

Por Hugo Freitas

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) acatou, por unanimidade, nesta terça-feira (26), o pedido de declaração de justa causa para desfiliação partidária do Partido dos Trabalhadores (PT) do deputado Bira do Pindaré.

Bira, que se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), protocolou no dia 04/10/2013 o pedido junto ao TRE. A petição nº 10890 argumentava que Bira sofrera "grave discriminação pessoal". Tal argumento foi aceito pelos sete juízes da Corte Eleitoral maranhense.

O relator do processo foi o juiz José Carlos Souza Silva e o advogado Rodrigo Lago fez a sustentação oral da defesa do ex-petista. Segundo Lago, o TRE reconheceu a "perseguição" sofrida pelo deputado Bira enquanto era filiado ao PT.

O imbróglio começou quando Bira, que era Secretário de Organização do PT, teve o pedido negado de aparecer nas inserções de Rádio e TV do partido, além de ter sido convidado a sair da legenda publicamente (confira aqui).

Com a decisão do TRE, que salvou o ex-petista ao garantir justa causa na desfiliação, Bira do Pindaré pode permanecer no PSB e não corre mais o risco de perda do mandato conquistado sob a manta do PT.

Pelo menos, neste quesito, Bira está "salvo" em relação às eleições do ano que vem. Falta ainda a questão referente ao Tribunal de Contas. Esta, sim, pode torná-lo "incandidatável" e, por conseguinte, inelegível.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.