quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A CRISE POLÍTICA NA BASE ALIADA DO PREFEITO EDIVALDO

Disputa entre partidos revela crise na base aliada do prefeito de São Luís

Por Hugo Freitas

Não é de hoje os rumores de que existe uma "crise" no seio dos partidos que compõem a base de coalizão que dá sustentação política ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior. Mas o que ficava somente nos bastidores tomou ares públicos e mostra as fissuras que corroem o discurso de "união" e "harmonia" veiculado pelos estrategistas partidários.

O prefeito Edivaldo é filiado ao Partido Trabalhista Cristão (PTC), presidido no Maranhão por seu pai, o ex-deputado Edivaldo Holanda, o "Holandão". Ocorre que teve grande repercussão a declaração feita pelo vereador Edmilson Jansen, do mesmo partido dos "holanda", contra o PCdoB/MA, legenda que tem como presidente estadual o secretário de Comunicação da Prefeitura, Márcio Jerry, e é liderado pelo presidente da Embratur e pré-candidato ao governo, Flávio Dino, principal cabo eleitoral da campanha de Edivaldo em 2012.

Em entrevista a um programa de televisão local, o vereador petecista afirmou, categoricamente, que "o PCdoB é o maior empecilho para a administração de São Luís" (confira aqui).

Prefeito Edivaldo e vereador Edmilson, petecistas com posições diferentes

A declaração bombástica de alguém tão próximo da família Holanda e filiado ao mesmo partido do prefeito deixa claro que existe uma crise entre as legendas que integram a base aliada de Edivaldo. São elas: PTC, PCdoB, PSB e PDT.

Longe de ser um pensamento "anti-comunista", como apregoaram os dinistas, a fala do vereador petecista revela uma insatisfação de uma parcela significativa dos membros do PTC com a falta de espaço na gestão do prefeito correligionário.

Ao mesmo tempo, é uma dura crítica contra o espaço que os comunistas possuem na administração da capital, através da qual somam todos os esforços não para trabalhar pelo povo ludovicense, mas para eleger Flávio Dino governador, como afirmou o vereador ao dizer que os comunas pensam apenas em sua entidade partidária.

"Guerra Fria" entre petecistas e comunistas pela tutela do prefeito da capital. Na foto, Edivaldo Holanda (pai) e, ao fundo, o secretário Márcio Jerry

Para apimentar ainda mais a peleja, o PCdoB emitiu Nota na qual "detona" com Edmilson Jansen, afirmando tratar-se apenas de uma declaração "individual e dissidente". No texto, os comunistas maranhenses tentam minimizar os efeitos da polêmica afirmação, esforçando-se por deixar o referido edil isolado em sua fala.

Contudo, a "Guerra Fria" entre petecistas e comunistas esquentou a cizânia que impera nos bastidores sobre quem leva a "guarda" do prefeito Edivaldo. Apontado por muitos como um "prefeito sem pulso firme", as duas legendas através de seus expoentes líderes, Flávio Dino e "Holandão", disputam não apenas espaço de poder na gestão do inexperiente chefe do Executivo da capital, mas também quem exercerá maior influência e poder de tutela sobre as decisões de "Holandinha".

Confira a íntegra da Nota do PCdoB/MA:

Partido Comunista do Brasil
Comitê Municipal – São Luís

Nota

O Partido Comunista do Brasil – São Luís vem pelo presente manifestar seu posicionamento acerca de especulações feitas a partir de declarações atribuídas ao vereador Edmilson Jansen (PTC).

1) O PCdoB São Luís, como todos sabem, esteve desde a primeira hora na construção do projeto político eleitoral que elegeu Edivaldo Holanda Júnior prefeito municipal. Foi decisivo, todos também reconhecem, o apoio do partido, especialmente de sua principal liderança, o presidente da Embratur, Flávio Dino, para o êxito da coligação formada pelo PTC, PCdoB, PSB e PDT;

2) O PCdoB integra a base de apoio do prefeito Edivaldo Holanda Júnior na Câmara Municipal, participa da administração e mantém excelente relação com os demais partidos da coalizão. Mais que participar, o PCdoB defende com clareza absoluta a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior;

3) O partido respeita a manifestação individual do vereador Edmilson Jansen, que é, neste caso, totalmente diferente do posicionamento do maior líder do PTC que é o prefeito Edivaldo Holanda Júnior;

4) Eventuais divergências na base de apoio do prefeito Edivaldo Holanda Júnior na Câmara Municipal não significam de modo algum fissura na relação política mantida entre os partidos;

5) O PCdoB, por fim, reitera sua aliança com o PTC e a confiança absoluta na manutenção desta aliança, bem como respeita democraticamente a opinião dissidente do vereador Edmilson Jansen;

Atenciosamente,

José Haroldo Oliveira
Presidente do Comitê Municipal

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.