sábado, 19 de maio de 2012

Ser governante ou ser parente-sócio de quem governa: o que é melhor?


Prezado leitor, trago para vossa apreciação um interessante artigo enviado por um leitor ao blog, que aborda de forma problematizadora as relações e os privilégios entre gestores públicos e seus parentes. No texto o autor reflete, à luz da filosofia grega, sobre os vínculos parentais na realidade política de duas importantes cidades maranhenses: Timon e Caxias. Boa leitura!

Hugo Freitas


Ser governante ou ser parente-sócio de quem governa: o que é melhor?

Por Francinaldo Morais¹

Nos momentos em que a realidade apresenta desafios maiores que a minha capacidade de pensar sozinho, “volto” a Grécia, com o intuito de ouvir e refletir com os antigos gregos. Saber deles, fundamentalmente, o que ensinam sobre os homens em sociedade (a chamada vida na pólis).

Neste ano de 2012, tenho me sentido desafiado a entender o que se passa na cidade de Timon-MA e em Caxias-MA, onde nasci, trabalho e resido, como pretexto para entender o mesmo fenômeno em outras cidades. Percebo nessas duas realidades histórico-políticas condutas humanas muito semelhantes.

Em Timon, considero os esforços da prefeita Socorro Waquim, dirigidos para mantê-la no poder do município, por intermédio do vereador Tales Waquim, sobrinho do seu marido, deputado Sétimo Waquim. Em Caxias, observo o prefeito Humberto Coutinho, fazendo o que pode para continuar no mando municipal, através do sobrinho Leo Coutinho, filho do seu irmão Eugenio Coutinho, e o ex-prefeito Paulo Marinho, lutando para voltar a prefeitura, em sociedade com o filho Paulo Jr . Outros exemplos poderiam ser citados: o ex-prefeito Clodomir Rocha, com a esposa Luiza Rocha, prefeita de São João do Sóter e, o mais emblemático de todos, o senador José Sarney, com a filha Roseana Sarney, governadora do estado do Maranhão.

Na impossibilidade de refletir sem nenhuma ajuda sobre o que acontece em comum nessas realidades humanas, busquei a companhia do dramaturgo grego Sófocles (497-406 a. C.), um velho conhecido dos tempos do teatro Sombras², mais precisamente as suas orientações políticas presentes no texto cênico Édipo Rei.

O dramaturgo de Colono lançou mão das personagens Édipo, rei de Tebas, e Creonte, cunhado deste, para construir a descrição mais verossímil que conheço sobre os fundamentos morais da conduta de um parente-sócio de governante, em todos os tempos e lugares. Conforme o enredo sofocliciano, o deus Apolo, consultado por Édipo, esclareceu que o reino de Tebas continuaria padecendo de terríveis calamidades, até que o criminoso do antigo rei Laio fosse punido.

Como nenhum tebano nunca soube da identidade do criminoso, o sábio Tiresias foi chamado à presença de Édipo. Diante do rei, Tiresias declarou que ele mesmo, Édipo, era tal criminoso. Édipo, enfurecido, acusou Tiresias de estar mancomunado com Creonte na elaboração de tamanha infâmia, tendo em vista tomarem-lhe o trono.

Na presença de Édipo, seu cunhado Creonte defendeu-se magistralmente, demonstrando-lhe a estupidez de tal conduta e as infinitas vantagens de ser parente-sócio do rei tebano. Como um perscrutador da alma humana, Sófocles acabou por nos descrever as motivações de um parente-sócio de governante.

Vejamos o trecho lapidar, verbis: (...) CREONTE – Não te tornarás a falar assim, se te resolveres a pensar razoavelmente, como eu. Vê em primeiro lugar o seguinte: não achas que é preferível, com poder igual, dormir tranquilo a dar ordens no meio dos terrores? Por mim, sem dúvida, gosto mais de fazer o que fazem os reis do que ser eu rei, e todo o homem avisado pensa de igual modo. Com efeito, tudo obtenho de ti sem um receio e, se fosse rei, teria de fazer grande número de coisas contra minha vontade. Como me poderia ser mais agradável reinar do que permanecer poderoso e sossegado? Não sou louco a ponto de desejar outras coisas além dos bens que me dão proveito: hoje todos me honram, todos são meus amigos; os que desejam qualquer coisa de ti lisonjeiam-me, porque está nas minhas mãos conseguirem o que querem. Para que havia eu de perder estas vantagens? Para reinar? Seria uma ambição insensata, digna de um espírito pervertido. (...) (Sófocles, 1988, p.42).

Os sentidos legados por Sófocles nos levam a concluir que o poder do parente-sócio de governante pode ser igual ou até superior ao do próprio governante (dependendo de fatores como descendência ou ascendência parental). O parente-sócio é um privilegiado em relação aos benefícios que o governo pode proporcionar. O parente-sócio não está no governo, mas exerce uma parcela considerável do poder do governante. O parente-sócio é um mediador eficaz, consegue do governante tudo o que quer ou que querem que ele consiga. Por fim, ser parente-sócio de governante pode oferecer mais vantagens que ser o titular do governo.

Alguns, que não concordarem comigo (na verdade, com Sófocles!), poderão dizer: faltou considerar o deleite intransferível do exercício do poder, a satisfação personalíssima de ser o governante e a vaidade de ter as mãos beijadas por bajuladores, todos os dias. A eles, observadores discordantes, respondo que se referem a aspectos para outras reflexões (com outro grego, com certeza!).

___________
1- Professor de História e membro do IHGC.
2- O Grupo Teatral Sombras permaneceu ativo, em Caxias-MA, dos idos de 1980 aos idos de 1990. Representou a cidade em encontros e festivais regionais de teatro com trabalhos como A Feira, de Lourdes Ramalho, Mundaú, A Lagoa Assassinada, de Pedro Onofre, e Antígona, de Sófocles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.