sexta-feira, 20 de maio de 2011

Professora do RN: a Crítica do Caos na Educação Brasileira

Um vídeo que mostra a professora Amanda Gurgel criticando a situação da educação no Rio Grande do Norte durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados de seu estado fez com que a professora ganhasse admiradores por todo o país.

O vídeo que mostra a fala de Amanda teve 180 mil visualizações no YouTube desde o dia 14, quando foi postado, e seu nome ficou entre os “trending topics” do Twitter - a lista dos temas mais comentados da rede social - entre quarta e quinta-feira.

Amanda mostrou seu contracheque de R$ 930 aos deputados e enumerou algumas das dificuldades encontradas pelos professores no estado, além dos baixos salários: transporte precário, salas de aula superlotadas e até a proibição aos professores de comerem a merenda oferecida aos alunos.

A professora também criticou a secretária de Educação do RN, Betânia Ramalho. “A secretária disse que não podemos ser imediatistas, que precisamos pensar a longo prazo. Mas a minha necessidade de alimentação é imediata”, disse. “Pedimos respeito, pedimos que a senhora não vá à mídia pedindo flexibilidade, como se fôssemos responsáveis pelo caos”, afirmou, referindo-se à greve da categoria.

Com uma fala segura e firme, Amanda disse que não sentia vergonha de mostrar seu contracheque ao público presente na audiência. “Quem deveria estar constrangido são vocês”, disse, dirigindo-se aos deputados e à secretária Betânia.

Fonte: Yahoo Notícias

Veja o depoimento da professora Amanda Gurgel:



4 comentários:

  1. Greve dos professores no Maranhão, greve dos professores no Rio Grande do Norte...ambos estados nordestinos!
    Seria de se esperar que até as governadoras Roseana e Rosalba tivessem algo mais em comum...

    ResponderExcluir
  2. Muito bem observado, companheiro.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professora, Amanda Gurgel, meu nome é Pedro Augusto e moro na praia de Pipa RN e estudei a maior parte de minha vida em escola publica, e varias vezes não tinha nem onde sentar, se tivesse um decreto para que todos que governão este país ao invés de ter suas regalias que costão milhão por mês ao cofre nacional fosse revertido em saúde em educação de nosso país em pouquíssimo tempo seriamos um país de primeiro mundo, mais é claro que eles não querem isto por que se todos nos tivéssemos uma boa educação teríamos uma visão melhor em quem votar, com isto muitos que estão no governo perderiam seus eleitores e ficarias a mercê de um salário que não daria para pagar seus incríveis gastos, como: carros de luxo, apartamento de luxo, vinhos caros, roupas de grife, jóias, viagens caras de diversão, e etc. Nos brasileiros precisamos de uma pessoa assim como você no nosso governo.

    ResponderExcluir
  4. Companheiro Pedro, saudações.

    Para nós, maranhenses, é uma enorme satisfação em saber que ainda existem pessoas neste país que não tem medo de expressar seus sentimentos e sua visão sobre a realidade da educação brasileira como um todo.

    A professora Amanda Gurgel é um exemplo a ser seguido. Vocês do Rio Grande do Norte devem ter muito orgulho desta verdadeira guerreira, que transpôs para a sua fala a vergonha que é ser professor da rede pública no Brasil, com baixos salários e péssimas condições de trabalho.

    Parabéns professora Amanda. Parabéns povo do RN por terem uma representante da educação como esta. E muito obrigado pela participação, Pedro.

    Deixo meus sinceros abraços fraternos a todo o povo lutador e guerreiro do RN.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.