segunda-feira, 16 de maio de 2011

VI Semana de Teatro começa nesta segunda

Teatro Arthur Azevedo

Tem início na noite desta segunda-feira (16), a partir das 20h, a VI Semana de Teatro do Maranhão, que contará com inúmeras atividades realizadas em vários municípios do Estado.

Uma vasta programação, com apresentação de espetáculos, oficinas e cursos de teatro, lançamento de livros, mesas-redondas, vivências, cortejo com artistas e um elenco de atores maranhenses e convidados de outros estados compõe o roteiro da VI Semana de Teatro do Maranhão, uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Teatro Arthur Azevedo. 

O evento acontece de segunda-feira (16) a domingo (22), em São Luís, e de 28 de maio a 3 de junho em seis municípios do interior: Cantanhede, Miranda do Norte, Rosário, Açailândia, Humberto de Campos e Vargem Grande.

A Semana já se consolidou no calendário artístico-cênico maranhense e ultrapassa fronteiras sendo aguardada por grupos e companhias de teatro como uma vitrine do que vem sendo feito de novo no teatro brasileiro e, principalmente, maranhense.

Na sexta edição, a Semana terá, além de apresentação de espetáculos, oficinas de teatro, lançamento de livro, cortejo artístico e premiação a homenageados.

Em São Luís, a Semana contará com participação de 25 companhias com espetáculos nos teatros Arthur Azevedo, Alcione Nazaré, João do Vale, além de espaços alternativos como as praças João Lisboa, Nauro Machado, Centro de Artes Cênicas e Galeria Ecimuseum (rua 14 Julho, lateral da Escola de Música). 

Também no roteiro de programação, artistas, arte-educadores e amantes das artes cênicas terão a oportunidade de participar de 14 oficinas de teatro em vários segmentos, que vão de crítica teatral, iluminação, interpretação até elaboração de projetos teatrais e sensibilização.

Repúdio ao episódio das fezes atiradas contra a plateia

Na abertura da VI Semana do Teatro, na noite desta segunda-feira (16), às 20h, a direção do TAA, artistas maranhenses e convidados jogarão flores das galerias sobre a platéia da casa. Será um ato de desagravo ao episódio ocorrido na noite da sexta-feira (6) e que foi lamentado pela classe artística e toda a sociedade maranhense. Em seguida, será apresentado o espetáculo “Quando ando em pedaços ou Nota sobre minha Mãe”, com o grupo Paula Pi, de São Paulo.

Os espetáculos serão apresentados pela manhã (10h), tarde (16h e 17h) e noite (a partir das 18h), nos palcos dos teatros e praças. As mesas-redondas, seguidas de debates acontecerão sempre às 16h, nos auditórios do Ecimuseum e do Centro de Artes Cênicas (Cacem).

A crítica teatral será enfocada na primeira mesa-redonda, que acontecerá na quinta-feira (19), no Ecimuseum (rua 14 de Julho, Centro), com discussão sobre a produção teatral no Brasil e no Maranhão, tendo como convidados Ferdinando Martins, Ubiratan Teixeira e Paulo Melo e Sousa e como mediadora Michele Cabral. As Vivências acontecerão de 17 a 22, às 10h, na Ecimuseum.

Cortejo, livro e homenagem

Artistas de teatro e circo se confraternizarão em um cortejo artístico pelas ruas do centro, na tarde da sexta-feira (20), saindo às 16h da Fonte do Ribeirão, acompanhados pela Banda do Bom Menino, com show da cantora, compositora e atriz Cris Campos.

Participarão do show os artistas Camila Pinto Boullosa (percussão/vocal), Beto Pio (saxofone/vocal), Ramúsyo Brasil (contrabaixo/vocal), Rodrigo Sencial (violão/vocal), Talita Cavalcante (bateria / percussão), Társis, Lucas Jabota e Jones Nibeck (artistas plásticos).

A “Coleção Teatro de Bolso na Escola”, de Renata Ievins, será lançada no domingo (22), às 18h, na galeria do Ecimuseum (rua 14 de Julho, Centro), com textos dramáticos e dicas de montagem de espetáculos em ambientes diversos.

O encerramento do evento, no domingo (22), às 20h, será marcado por homenagens a dois profissionais de teatro maranhenses. Receberão o Prêmio Apolônia Pinto, o cenotécnico Antonio de Assunção Alves (Baixinho), que trabalha no Teatro Arthur Azevedo desde 1965; e a professora e cenógrafa Nerine Lobão Coelho, atriz e idealizadora da Semana do Teatro no Maranhão.

A caravana da Semana também segue para o interior do estado. Haverá apresentação de espetáculos nas cidades de Cantanhede (28/05), Miranda do Norte e Rosário (29/05), Açailândia, Humberto de Campos e Vargem Grande (03/06).


Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO MESAS-REDONDAS

A CRÍTICA TEATRAL

Data: 19 de maio, às 16h

Local: Ecimuseum (Rua 14 de Julho, Centro)

Discussão sobre a produção teatral no Brasil e especialmente no Maranhão a partir de princípios básicos da análise crítica.

Convidados: Ferdinando Martins / Ubiratan Teixeira / Paulo Melo e Sousa. Mediadora: Michele Cabral

A SEMANA DO TEATRO NO MARANHÃO

Data: 21 de maio, às 16h

Local: Centro de Artes Cênicas do Maranhão - CACEM

Fomento cultural x formação de platéia: O sustento do teatro maranhense.

Convidados: Nerine Lobão Coelho, Leury Monteiro, Valberlúcio Pereira. Mediador: Josué da Luz

DRAMATURGIA MARANHENSE – DESAFIOS DA PUBLICAÇÃO

Data: 22 de maio, às 16h

Local: Centro de Artes Cênicas do Maranhão - CACEM

Proposições sobre os caminhos para a publicação de textos teatrais no Maranhão. Desafios e perspectivas

Convidados: Renata Ievins, Marcelo Flecha, Igor Nascimento. Mediador: Domingos Tourinho

PROGRAMAÇÃO NO INTERIOR

Cantanhede - 28/05

Grupo Cordão de Teatro 

Espetáculos: Diálogo Obscuro - Boi Tinhoso e Valquirias

Miranda do Norte - 29/05

Grupo Miramundo Produções Culturais

Espetáculos: - História de todos os dias e Atrapalhaças 

Rosário - 29/05

Grupo Xama Teatro 

Espetáculos: A Carroça é Nossa e Macaco, Macaquice, Macacada 

Açailândia - 03/06

Grupo/Cia Tapete Criações Cênicas 

Espetáculos: Um Tapete Cheio de Histórias e O Encantador de Histórias

Humberto de Campos - 03/06

Grupo Cia Chegança 

Espetáculos: A Grande Contadora de Histórias e Grancirco de Variedades

Vargem Grande - 03/06

Grupo Universitário de Teatro - GUT 

Espetáculos: Além do Árco-Íris e O Casamento da Comadre Sebastiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.