sábado, 14 de maio de 2011

Impactos da VALE serão debatidos em Audiência Pública


Organismos de direitos humanos lançarão relatório de impactos sobre duas comunidades em Açailândia. Documento traz recomendações aos governos.

“Impactos em saúde e meio ambiente em Açailândia – Paradigma para o questionamento do modelo de desenvolvimento proposto pela Vale ao Estado do Maranhão”. Este é o tema de audiência pública que acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, dia 19 (quinta-feira), às 15h.

A audiência será coordenada pelos deputados Bira do Pindaré (PT) e Eliziane Gama (PPS) e na ocasião será lançado relatório de estudo recentemente realizado pela Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH), Justiça Global e Rede Justiça nos Trilhos sobre os impactos de empreendimentos do programa Grande Carajás em duas comunidades de Açailândia/MA: Piquiá de Baixo e Califórnia.

Estas sofrem há anos as consequências da poluição, da degradação ambiental e social, exemplos de diversos outros conflitos instalados pela cadeia da mineração e siderugia ao longo do corredor de Carajás. A pesquisa dá visibilidade a várias violações de direitos humanos e apresenta uma série de recomendações formais às autoridades da União, do estado do Maranhão e do município de Açailândia, além da Vale, BNDES e siderúrgicas da região.

“Está em questão o modelo proposto pela Vale ao Estado do Maranhão: vários setores da sociedade maranhense há tempo estão colocando em discussão o papel da Vale como ‘agente de desenvolvimento’ de nossa região. Falta escutar a voz das comunidades, redistribuir para elas, com mais justiça, os enormes lucros da companhia e permitir que sejam protagonistas de suas formas de organização econômicas e sociais”, afirmou Pe. Dário Bossi, missionário comboniano, membro da rede Justiça nos Trilhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.