terça-feira, 17 de maio de 2011

Chega ao Fim a Greve dos Professores do Maranhão


Ao que parece, o modo fascista de Roseana resolver o problema da educação no Maranhão está dando resultado.



Após oferecer uma nova proposta e mandar a tropa de choque da PM, com seus cães adestrados e a cavalaria para intimidar e enfraquecer a mobilização da categoria, os professores sinalizam pelo fim do movimento grevista.


Passados setenta e oito (78) dias, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Maranhão (Sinproesemma) concluiu que 90% dos educadores mantiveram suas atividades paralisadas em todo o Estado durante esse período.


A análise da direção vai mais longe e conclui que, depois de negada a reclamação feita ao Supremo Tribunal Federal (STF), o esforço do sindicato foi maior ainda tendo em vista a sequência de ataques à liberdade sindical, responsável pela adesão das regionais de Presidente Dutra, Barra do Corda, Zé Doca, Chapadinha, Barreirinhas, Timon e Açailândia, que decidiram pela suspensão da greve no início deste mês.

Segundo o Sinproesemma, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Viana, Caxias, Codó e Pinheiro voltaram suas atividades no último dia 10 (terça-feira). Já as regionais de Imperatriz e Rosário retornaram às salas de aula no último dia 14 (sábado). Em São Luis, apenas 5% da categoria permanece em greve, em um universo de 10 mil trabalhadores.

A suspensão do movimento paredista, segundo explica o presidente do Sindicato dos Professores, Júlio Pinheiro, só foi possível depois de ter sido enviado pelo Governo do Estado, novo documento que se compromete com a classe trabalhadora nos seguintes pontos: prazo de 60 dias para o envio do Projeto de Lei do Estatuto do Educador à Assembleia Legislativa, contados a partir da publicação do acórdão do STF, que julgou constitucional a Lei do piso salarial nacional do professor.

Também define o prazo até o mês de junho deste ano para fazer o pagamento dos valores descontados nos salários dos professores, “mediante compromisso da reposição integral de todas as aulas não ministradas no período da paralisação, obedecendo ao calendário escolar de 2011, que estabelece o término das aulas em 23/12/11.”

A direção do Sinproesemma adverte que irá cobrar imediatamente a construção de novo calendário escolar 2011, tendo em vista que os 77 dias de greve alteraram sensivelmente o calendário estabelecido pelo governo. "Não há como manter o término das aulas previsto, fazendo de conta que não houve greve de mais de dois meses. Temos que ajustar um novo calendário, para que não haja prejuízos aos alunos, nem sobrecarga aos trabalhadores", explicou o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro.

Em relação ao retorno dos trabalhadores remanejados, o governo “assegura, de imediato, o retorno dos remanejados no período da paralisação”.

E finalmente, o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional. Neste caso, o Governo apresenta uma proposta original de somente “colocar em prática o piso salarial da categoria determinado pelo Supremo Tribunal Federal, no prazo de até 30 dias, após o STF emitir o acórdão da sua decisão e o Ministério da Educação dar cumprimento ao disposto no art. 4º da Lei 11.738, de 16/07/2008”.

No entendimento da direção, é preciso manter a vigilância sob todos os aspectos da negociação. “A direção propôs a suspensão do movimento, mas com a condicional de permanecer em estado de greve”, disse Júlio Pinheiro,  ao acrescentar que essa medida tende a ‘recarregar as baterias’ e reabrir mesa de negociação permanente para tratar imediatamente, segundo ele, do novo calendário que compõe a pauta apresentada ao governo, composta por 22 pontos.

Com essa medida, o Sinproesemma fará nesta terça-feira (17) pronunciamento oficial em relação à decisão da categoria sobre o movimento de greve em todo o Estado.

Com o anúncio oficial dessa decisão, chega ao fim a Greve dos Professores do Maranhão. Resta saber se os acordos tratados serão efetivamente cumpridos e respeitados.

Hugo Freitas

2 comentários:

  1. A DIREÇÃO DESTE SINDICATO É MESMO MUITO CONFUSA. QUANDO INTERESSA SOLICITA AOS PROFESSORES DO INTERIOR PARA A ASSEMBLÉIA GERAL
    EM SÃO LUÍS.
    E QUANDO TEM ASSEMBLÉIA GERAL EM SÃO LUÍS TORNA SEU RESULTADO NULO PORQUE DIZ TER FEITO AS ASSEMBLÉIAS REGIONAS E ACATOU SEU RESULTADO.ISSO EM MENOS DE 24H. PRECISO DE EXPLICAÇÕES....

    ResponderExcluir
  2. Companheiro, estamos recebendo novas informações a respeito desta problemática que, até agora, estava sendo completamente ignorada pela grande mídia e pelos espaços alternativos, inclusive por este blog.

    Por isso a importância de vocês professores se manifestarem, comentando as notícias publicadas, a fim de sempre contemplarmos as outras nuances não aventadas a priori.

    Estamos apurando os fatos e, em breve, publicaremos algo a respeito sobre essa suposta subserviência de dirigentes do sindicato dos professores ao desgoverno Roseana.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.