sábado, 7 de maio de 2011

DCE da UFMA manifesta apoio à Reeleição de Natalino Salgado

Natalino Salgado, atual reitor da UFMA

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Maranhão manifestou publicamente a decisão de apoiar a candidatura à reeleição de Natalino Salgado para reitor da instituição.

Pelo twitter, a assessoria de comunicação do DCE informou que, após reunião com a Diretoria Executiva, ficou definido o apoio ao atual reitor da UFMA, Natalino Salgado, em sua campanha para a reeleição.

De acordo com os argumentos apresentados, o DCE entende que a gestão de Natalino está afinada com os interesses dos estudantes. "Decidimos escolher o reitor Natalino Salgado, por estar de acordo com aquilo que percebemos que os estudantes necessitam na UFMA".

Além disso, o Diretório dos Estudantes afirma reconhecer os feitos da atual reitoria durante o último quatriênio, destacando em caixa alta (caps lock) o nome do candidato à reeleição. "Temos que reconhecer o que foi feito pela UFMA nos últimos quatro anos pelo atual REITOR NATALINO SALGADO".

Por fim, o DCE da UFMA conclamou os eleitores para votarem a favor de Natalino, no pleito que será realizado no dia 31 de maio. "Por isso, dia 31 de maio, vote para Reitor da UFMA: NATALINO SALGADO".

Se pensarmos que as obras do Centro Pedagógico Paulo Freire ainda não foram concluídas e que muita dor de cabeça vem causando desde o retorno das férias, com incertezas girando para todos os lados sobre quais cursos devem ou não funcionar no local, muitos alunos talvez desaprovem ou fiquem insatisfeitos com essa decisão do DCE.

Hugo Freitas

10 comentários:

  1. RIDICULO ISSO DCE=diretório dos cachorrinhos encuralados

    ResponderExcluir
  2. Como os comentarios precisam ser aprovados, acredito que o que exponho agora não será exibido.Venho por meio deste mensagem expressar como representante de centro academico minha indignação referente a tal posicionamento do Famoso DCE, que supostamente representa os estudantes da UFMA.ME PERGUNTO SERÁ QUE REPRESENTA MESMO?OU SERÁ QUE QUE É MAIS UMA FORMA DE ABASTAR OS ALIADOS INFIMOS DE NATALINO SALGADO?A RESPOSTA A CLASSE ESTUDANTIL VAI DA EM ESPECIAL NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES PARA O DIRETÓRIO, SE AS COISAS ACONTECEREM SEM VIOLENCIA E DE FORMA JUSTA, COISA SOBRE A QUAL TENHO DÚVIDAS.
    CASO ESTE COMENTÁRIO SEJA DIVULGADO, REFIRO POR MIM E GARANTO QUE POR VÁRIOS OUTROS UNIVERSITÁRIOS QUE A CLASSE ESTUDANTIL APOIA DE FORMA UNANIME A REELEIÇÃO DO MAGNIFICO REITOR , CASO QUEIRAM ENTENDER O PORQUE BUSQUEM RESPOSTAS NO SITE DO TCU...A INTEGRANTES DAS AREA JURIDICA QUE COMPOEM O DCE, VERGONHOSA A POSIÇÃO DE VOÇES, IMAGINO QUE TIPO DE PROFISSIONAL A UFMA TAH FORMANDO...

    ResponderExcluir
  3. MÃE





    Mãe, tu és a minha Bíblia aberta,
    A minha janela, e o meu arvoredo.
    És o contraponto, nas horas incertas
    És o meu mármore, e o meu segredo.

    Mãe, tu és a Rosa perfumada,
    Do meu jardim, reluzente em flor.
    És a canção cifrada e comungada
    Em uma Orquestra, tocando o amor.

    Mãe, tu és o meu enredo de ternura
    E a minha Estrela Maior
    És o meu Lastro de candura,
    Quando eu estou na pior.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo I, muito hilário o seu comentário e a sua descrição da sigla D.C.E. (risos)

    Ao que parece, o cenário que está posto aponta para isso mesmo que você descreveu: gente com medo de perder as benesses e os apoios que lhes foram assegurados quando de sua posse.

    Aparentemente, tal decisão do DCE demonstra ser uma troca de favores previamente estabelecida.

    Grato por sua participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  5. Anônimo II, saudações.

    Aproveito seu comentário para dizer que a aprovação dos comentários neste blog obedece apenas a um princípio: EDUCAÇÃO.

    Isto implica dizer que apenas os comentários que se utilizam de palavras de baixo calão serão excluídos, como xingamentos, ofensas, agressões verbais de modo geral, por entendermos que quem prefere utilizar-se de tais recursos não está preocupado em discutir os assuntos aqui publicizados.

    PORTANO, FIQUE À VONTADE (VOCÊ E OS DEMAIS LEITORES DESTE BLOG) PARA COMENTAR QUANDO QUISER, DESDE QUE OBSERVADO O SUPRACITADO.

    Quanto ao conteúdo do seu comentário, a proposta da matéria é justamente essa: suscitar o debate sobre tal apoio e discutir se a representatividade do DCE está vinculada aos interesses da maioria dos estudantes da UFMA ou aos interesses dos integrantes que o compõem.

    Uma questão: será que todos estão satisfeitos com a atual gestão? Só o que está ocorrendo com o "Paulo Freire" seria digno de, no mínimo, problematizar tal apoio. Afinal, o DCE deve representar a maioria dos estudantes da UFMA, e não apenas uma minoria que quer se dar bem.

    Grato por sua participação, companheiro. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  6. Olá, José Maria, saudações.

    Adorei sua poesia. Tomo a liberdade de informá-lo que irei publicá-la no blog, como forma de homenagear todas as mães do mundo.

    Muito obrigado pelo envio do texto.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  7. É trágico verificar que a instituição máxima dos alunos da UFMA-famigerada DCE -se inclina tanto a uma política anti democrática e reacionária do Excelentíssimo Senhor Natalino Salgado e manifestar essa subserviência em público me faz pensar se essa gestão é realmente a que queremos e precisamos,nós estudantes que sofremos com salas superlotadas e laboratórios com reagentes de 2004!!!#HoraDePensar

    ResponderExcluir
  8. Concordo, companheiro. É "Hora de Pensar" mesmo.

    Aceitar tudo isso que está posto na realidade diária da UFMA, de forma tão passiva e sem debate, é inadmissível.

    Grato por sua participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  9. Amigos, não podemos olhar para o progresso e rejeitá-lo! É fato que a gestão de Natalino Salgado na UFMA é melhor em muito tempo. Não posso olvidar os problemas, não há perfeição, mas daé a negar que existirá uma UFMA antes e uma pós Natalino é querer fazer oposição cega. Amigos, a universidade está progredido. Crescendo. Ou o senhores são contra o progresso? eu não vejo outra forma de melhorar a universidade que não seja essa. O barulho das obras atrapalha o fato de a UFMA ter se tornado um canteiro de obras é um transtorno, mas eu indago aos companheiros: ficamos sem obras ou paramos as aulas? Por uma universidade melhor temos que suportar algumas coisas. Ou alguns dos senhores estudantes é egoísta o bastante para pensar apenas na sua passagem pela universidade olvidando os futuros alunos desta universidade, os proprios filhos de vocês?

    Outro ponto que gostaria de comentar é o fato de o DCE não representar os estudantes. Amigos,eles foram eleitos pela maioria e legitimados para tal! O fato de ele nao representar o seu interesse, não significa que não representa o interesse da maioria dos estudantes, infelizmente o seu interesse não está no poder, mas se estivesse, poderia não estar prestigiando o meu! Sou contra algumas formas de manifestaçao estudantil que julgo fazer parte de um movimento falido, para mim, o movimento estudantil tem que dialogar e mostar sua força sem barricadas! Mas mostrando o que quer e construíndo com a administração superior.
    Essa é minha opinião, respeito as opinioes dos demais colegas e espero ter a minha respeitada, aceitarei as criticas e, se for convencido posso mudar de opiniao!

    ResponderExcluir
  10. Companheiro "Anônimo", saudações.

    O objetivo aqui, neste espaço, não é o de fazer ninguém mudar de opinião. Pelo contrário. É justamente o de suscitar o debate sobre assuntos polêmicos, como este ora sob apreciação.

    Sua frase é bastante sintomática deste intento: "O movimento estudantil tem que dialogar e mostrar sua força sem barricadas". Agora, a pergunta que não quer calar: onde está o diálogo com os estudantes?

    O DCE se manifesta publicamente declarando seu apoio à reeleição do atual reitor e, diante de tantas irregularidades e precariedades que a UFMA vem enfrentando, muitos alunos simplesmente se abstém do debate e da reflexão crítica, aceitando tal posicionamento como "nada de novo no ar", impassíveis ao atual estado da universidade.

    Companheiro, se não conseguimos exercer nossa cidadania cobrando uma postura dos nossos representantes mais próxima de nossa realidade enquanto estudantes, imagina se cobraremos tal postura dos políticos que elegemos?

    O exercício da cidadania é fundamental para o aperfeiçoamento da democracia.

    Enquanto nos eximirmos do debate sobre a realidade que vivenciamos, estaremos sempre aptos a nos conformar com pequenas melhorias, perdendo de vista a possibilidade de atingirmos maiores patamares de desenvolvimento.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.