sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cobrança do IPTU em São Luís causa discórdia entre Deputados e Vereadores

Eliziane Gama, Jota Pinto e Roberto Costa

Os deputados Roberto Costa (PMDB), Jota Pinto (PR), Magno Bacelar (PMDB) e a deputada Eliziane Gama (PPS) ocuparam o grande expediente da sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (19), para contestar moção de repúdio de autoria do vereador Osmar Dias (sem partido), aprovada na Câmara Municipal de São Luís.

Na moção, o vereador Osmar Dias contesta as críticas contra o prefeito João Castelo (PSDB) feitas pelos deputados Marcelo Tavares (PSB), Roberto Costa (PMDB), Jota Pinto (PR) e Eliziane Gama (PPS), acerca da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2011, pela Prefeitura de São Luís.

Roberto Costa (PMDB) disse que enquanto a Assembleia se levanta para defender a população da Prefeitura, que está “metendo a mão no bolso dos contribuintes”, a Câmara Municipal, que deveria defender o povo, se junta ao prefeito João Castelo para fraudar a planta genérica e aumentar o IPTU em até 9.000%.

Por sua vez, o deputado Jota Pinto (PR) entende que a moção de repúdio da Câmara Municipal é um motivo para trabalhar mais pelo povo de São Luís. O parlamentar promete não ficar omisso diante da situação de calamidade que está a cidade. “Alguns vereadores que assinaram a moção estão arrependidos”, revela.

Da mesma opinião compartilha o vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Magno Bacelar (PMDB). Ele declarou que a cobrança exorbitante do IPTU incomoda até as crianças. “O mesmo prefeito que está cobrando IPTU exorbitante do povo, não tem capacidade nem de mandar tapar os buracos que tomam conta da cidade”, observa.

O parlamentar disse acreditar que o valor do IPTU será usado pelo prefeito João Castelo (PSDB) na campanha de 2012. Segundo ele, Castelo tem demonstrado na mídia que quer exercer mais um mandado à frente da Prefeitura de São Luís. “Temos que trazer a discussão desse assunto para esta Casa”, apelou Magno Bacelar.

Por outro lado, a deputada Eliziane Gama (PPS) disse que a nota de repúdio da Câmara Municipal de São Luís “seria cômica, se não fosse trágica”.

A deputada observa ainda que São Luís vive uma situação de abandono, marcada pelas ruas esburacadas, centenas de crianças fora da escola e doentes padecendo nos corredores dos hospitais. “Eu esperava que as denúncias motivariam o prefeito e a Câmara Municipal, que deve pedir desculpas à população”, afirmou Eliziane.

Fonte: Agência Assembleia
Editado por: Hugo Freitas

2 comentários:

  1. IPTU, sempre foi motivo de discordia nas cidades. Ate por que, eternamente serve como caixa dois, em muitos municipios.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, companheiro José.

    E isso se torna ainda mais flagrante com o período das eleições municipais se aproximando.

    Grato por sua participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.