quarta-feira, 20 de maio de 2015

POLÊMICA NA UFMA: Comitê de Nair Portela denuncia Apruma por "manipulação" no processo eleitoral

Ligada à Apruma, campanha de Antônio Gonçalves (Psol) é acusada de não respeitar o processo que rege o debate eleitoral entre os candidatos a reitor

Mais uma polêmica que deve agitar o já "ebuliente" processo eleitoral do qual sairá a lista tríplice de onde será escolhido, pela presidente da República, o novo reitor (ou reitora) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ocorre que o Comitê de campanha de Nair Portela e Fernando Carvalho, candidatos a reitora e vice-reitor, respectivamente, divulgou nota na tarde desta quarta-feira (20) denunciando a campanha dos candidatos Antônio Gonçalves e Marize Marçalina de "tentar manipular a comunidade universitária para tumultuar o processo eleitoral".

No texto, o tom de acirramento da disputa pelo cargo mais alto da hierarquia da UFMA fica nítido quando se afirma que "a APRUMA posiciona-se de modo autoritário e maniqueísta ao afrontar a competência da Comissão Coordenadora da Consulta Prévia, a quem cabe sistematizar todo o processo, incluindo datas, locais e condições de realização dos debates entre os candidatos".

Segundo o comitê de Nair e Fernando, outras supostas irregularidades teriam sido cometidas no tocante ao estabelecimento das regras do debate, regras essas não discutidas previamente com os candidatos por meio de ato convocatório para tal intento.

Para os denunciantes, "o grau de desorganização do debate entre os candidatos à reitoria convocado pela APRUMA é tamanho que o próprio mediador do debate anunciado, jornalista Roberto Fernandes, recusou o convite alegando desconhecer as regras".

Dois debates entre os candidatos já foram realizados: o primeiro na segunda-feira (18) e o segundo na tarde de hoje. A eleição acontece no próximo dia 27 de maio.

Confira, na íntegra, a Nota que deve recrudescer os ânimos nesta que é, sem dúvida, a disputa mais acirrada da história eleitoral da UFMA:

A APRUMA, cujo presidente é candidato a reitor da UFMA e presidente do PSOL, resolveu chamar debate entre os candidatos a reitor e vice-reitor da Universidade. Revela assim, como de costume, o viés autoritário e desrespeitoso de suas práticas. Senão vejamos:

1. A entidade afronta a competência da Comissão Coordenadora da Consulta Prévia, a quem cabe sistematizar todo o processo, incluindo as regras da campanha, a votação e a apuração dos resultados;

2. Não foram chamadas outras entidades para participar, entidades estas que habitualmente discutem a eleição da UFMA, como a OAB, o DCE, diretórios acadêmicos dos diferentes cursos, Sintema, Academia Maranhense de Letras e o Sind-UFMA;

3. A entidade não convocou os candidatos previamente para discutir as regras do debate;

4. O grau de desorganização do debate entre os candidatos à reitoria convocado pela APRUMA é tamanho que o próprio mediador do debate anunciado, jornalista Roberto Fernandes, recusou o convite alegando desconhecer as regras.

Engajada nas candidaturas de Marize Marçalina e Antonio Gonçalves, a APRUMA posiciona-se de modo autoritário e maniqueísta ao afrontar a competência da Comissão Coordenadora da Consulta Prévia, a quem cabe sistematizar todo o processo, incluindo datas, locais e condições de realização dos debates entre os candidatos.

A conduta antiética da APRUMA e de uma minoria que lhe dá sustentação atinge nível tão rasteiro, que panfletos com fins nitidamente eleitoreiros e partidários estão sendo distribuídos por integrantes desse grupo para anunciar o debate e a suposta “ausência” dos candidatos Nair Portela e Fernando Carvalho.

A APRUMA está ressentida com o último debate, em que Nair Portela e Fernando Carvalho sagraram-se vencedores. Por isso tenta manipular a comunidade universitária para tumultuar o processo eleitoral.

São Luis, 20 de maio de 2015
O Comitê dos candidatos Nair Portela e Fernando Carvalho

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.