quinta-feira, 7 de maio de 2015

Divulgado edital do 36º Concurso Literário Cidade de São Luís


Escritores e autores maranhenses com obras literárias inéditas já podem participar do 36º Concurso Literário Cidade de São Luís, promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func).

A ficha de inscrição e o edital de seleçãodivulgados nesta quarta-feira (06), estão disponíveis no portal da Prefeitura, no Portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br).

O objetivo é selecionar, premiar e publicar trabalhos inéditos de autores maranhenses. Os candidatos poderão se inscrever, até o dia 13 de junho, na sede da Func (Rua Isaac Martins, 144, Centro), no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, com a ficha de inscrição preenchida, documentos pessoais e cópias impressas da obra literária, de acordo com o edital.

Nesta edição, o Concurso Literário terá duas novas categorias de premiação: Crônica e Literatura de Cordel, em homenagem aos escritores Humberto de Campos e Ribamar Lopes. "No cenário da produção literária maranhense é grande o número de cronistas e cordelistas e não poderíamos deixar de fora estes dois gêneros literários que já são contemplados em concursos de outros estados", explicou Francimeire Cavalcante, secretária executiva do Concurso Literário.

Cada autor poderá se inscrever em mais de uma das categorias do concurso com obra inédita. Para se inscrever também é necessário ser maior de 18 anos e ficar atento aos requisitos previstos no edital. De acordo com Francimeire Cavalcante, muitos candidatos são desclassificados ainda no processo de inscrição por descumprirem o critério de anonimato. "No edital, está descrita a exigência do pseudônimo e que o candidato não deve colocar nenhuma informação que o identifique, como RG, nome pessoal ou abreviação, para manter o sigilo da autoria da obra", enfatizou.

Outra exigência é em relação à categoria peça teatral. Os textos inscritos, além de inéditos, não poderão ter sido encenados.

CATEGORIAS

O concurso literário premiará 20 autores em dez diferentes categorias: romance, novela, conto, poesia, ensaios, peça teatral, literatura infanto-juvenil, jornalismo literário, crônicas e literatura de cordel. Serão avaliados critérios como técnica narrativa, originalidade, estilo, linguagem, poética, entre outros.

Os vencedores, por categoria, receberão prêmio no valor de 7 salários mínimos (equivalente a R$ 5.516) para o 1º lugar e de 3 salários mínimos (equivalente a R$ 2.364, para o 2o. lugar). Cada classificado selecionado até o 5º lugar receberá certificado de participação.

"Todo ano a categoria mais concorrida do concurso é a de poesia, o que demonstra nossa vocação literária para este gênero. A maioria das obras faz uma relação direta com as questões culturais e sociais da cidade", destacou Márcio Almeida, secretário executivo do concurso.

SELEÇÃO DAS OBRAS

A secretaria executiva receberá as obras em envelope lacrado e será formada por três servidores da Func e um membro do Conselho Municipal de Cultura. A comissão julgadora do concurso será formada por presidente e 20 membros avaliadores (dois por categoria, sendo um local e outro nacional).

Cada obra vencedora em 1º lugar terá tiragem de mil exemplares, com distribuição de 700 livros para o autor, 200 para instituições de ensino, pesquisa e bibliotecas e 100 para ao acervo da Prefeitura. "Os livros destinados para a Prefeitura vão para a Biblioteca Municipal e a expectativa é criarmos um acervo diversificado", finalizou Márcio Almeida. O resultado da seleção deverá ser divulgado no mês de setembro.


Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.