terça-feira, 28 de outubro de 2014

Um tucano no governo comunista do Maranhão

Neto Evangelista (PSDB) é anunciado como secretário de Desenvolvimento Social do governo Flávio Dino (PCdoB)

Por Hugo Freitas

Confirmando a lógica de que em Política "nada vem de graça, nem o pão nem a cachaça", o governador eleito Flávio Dino (PCdoB) anuncia o deputado estadual Neto Evangelista (PSDB) como titular da Secretaria de Desenvolvimento Social do Maranhão.

A decisão de Dino materializa a contrapartida ofertada pelo PCdoB referente à vitoriosa aliança estabelecida com o tucanato maranhense para as eleições estaduais deste ano. Em compensação pelo apoio, o PSDB exigiu tanto a vice-governadoria, que coube ao presidente estadual da legenda, Carlos Brandão, quanto algumas secretarias "de peso" no futuro governo Dino. A indicação de Neto Evangelista pode ser apenas a ponta do iceberg desse acordo.

Tecnicamente, o deputado tucano será responsável pela gestão de políticas públicas relacionadas ao combate à pobreza e inserção produtiva das famílias maranhenses. O trabalho será feito com interlocução com o setor empresarial e a sociedade civil. E isto deve estar sendo cultivado pelos comunas maranhenses como algo positivo.

Nada mais contraditório do que delegar a um parlamentar da "social democracia", representante do modelo político-econômico nacional de arrocho salarial dos trabalhadores e olhar voltado para a satisfação da fome voraz de banqueiros e empresários do agronegócio, derrotado nas urnas no segundo turno das eleições presidenciais, a responsabilidade de "combate à pobreza" num dos Estados mais pobres do país. Cabe aqui lembrar que o PCdoB, mesmo aliado de Aécio Neves (PSDB) no Maranhão, apoiou aberta e ativamente a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).

Ainda assim, do ponto de vista político local, Evangelista deverá se constituir numa "ameaça real" às intenções de reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC). Afinal, com uma Secretaria nas mãos, o tucano poderá arregimentar todo seu "staff" e "militância" para a ocupação dos cargos da pasta, ampliando através do "cabide de empregos" e da realização de contratos vultosos, garantidos pela máquina estadual, os capitais político e econômico necessários para chegar bem estruturado nas eleições municipais de 2016.

O ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), de quem Neto foi vice na chapa "puro sangue" em 2012, derrotada justamente por Edivaldo apoiado por Flávio, agradece com um sorriso largo estampado na face.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

2 comentários:

  1. O próprio dino disse que quer implantar o capitalismo no Maranhão. Qual a maior potência econômica mundial? O Brasil cresceu com os militares mas tinha que fazer as reformas econômicas e a modernização das práticas empresariais e controle da inflação. Salve o PSDB! O espelho do bem viver, democracia, prosperidade e liberdade continua sendo EUA e Europa.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.