quarta-feira, 15 de outubro de 2014

15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR


Comemorar o dia do professor não é comemorar uma data qualquer. É, sobretudo, comemorar uma profissão regularizada por lei, mas que ultrapassa em muito o conceito de profissão como uma função que tem começo, meio e fim. Essa visão, ainda oriunda de um positivismo clássico, pautado nas ideias de capital/trabalho/; função/horário; profissão/pagamento, nunca foi aceita plenamente por aqueles que optaram por exercer o magistério sem essas designações reducionistas.

Para as demais correntes de pensamento, ser professor é muito mais do que ministrar aulas, orientar pesquisas, organizar atividades curriculares. Ser professor não é ser escravo do trabalho; ganhar pouco; não ser respeitado em seus direitos; e não ter outras opções de vida. Ser professor é uma opção de vida; é ter compromisso com a felicidade individual e coletiva; é estar pronto para ouvir quando necessário; para falar quando preciso; é ter compromisso com a verdade do que diz; com a credibilidade do que faz; com a confiabilidade do que propõe; com a ética que legitima a atividade de todos os dias.

Isto significa que esta profissão, tal como outras que são consideradas de interesse do Estado, é uma carreira de interesse público que possui, portanto, deveres e direitos que devem ser respeitados como parte da natureza da atividade. Dentre os direitos, cabe destacar, hoje, a exclusividade que a atividade exige que alguns chamam de sacerdócio e que o professor chama de trabalho (dar aulas; orientar alunos; elaborar e desenvolver projetos; organizar as avaliações e estruturar os conteúdos com os quais trabalha). Outro direito, é a formação continuada que é uma exigência contemporânea que remete, por sua vez, às necessidades propostas, cada vez mais, pela discussão de temas diversos importantes para os atores sociais.

Outro direito e, talvez, o mais importante, é a recompensa monetária que o compromisso assumido exige. Exclusividade solicita um retorno financeiro, capaz de garantir a sobrevivência digna da profissão com tudo o que isso pressupõe: aquisição de equipamentos; compra de livros e outros materiais didáticos; formação ampla e universal; troca de experiência. Se isto não ocorrer, todo o processo de formação da Sociedade Civil fica comprometido e o ensino/aprendizagem perde a qualidade.

E, quanto aos deveres? Ser professor é ser responsável por suas atividades, por seus alunos, por suas necessidades de atualização constante, pela pontualidade com que deve atender aos seus compromissos, pela honestidade em cumprir o que a profissão pede. Isto significa dizer que a profissão de professor é, antes de tudo, uma profissão, cujos princípios éticos e morais norteiam a natureza da função no começo, no meio e no fim.

Ser professor é ser amável e rigoroso ao mesmo tempo; é ser respeitado e respeitar o outro em todas as condições; é cumprir as regras propostas pela instituição à qual está ligada mas é, sobretudo, ser uma pessoa com capacidade de autocrítica permanente; humilde para aprender sempre e pronto para responder aos mais exigentes anseios sociais, políticos e culturais.

A poetisa e contista brasileira, Cora Coralina, afirma que "feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Que Deus abençoe, ilumine e proteja todos os professores do Brasil para que não percam o entusiasmo e continuem a sua missão transformadora de uma sociedade mais consciente e justa.

Fonte: Universidade Federal do Maranhão (com edição)

A tod@s @s colegas de profissão e amig@s de jornada, PARABÉNS PROFESSOR@!!!

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.