quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Maranhão lidera ranking nacional de acidentes fatais no trânsito


Por Hugo Freitas

Mais um índice negativo para a coleção de "tragédias sociais" que assombram estas paragens. O Maranhão é o Estado com o maior número de acidentes fatais envolvendo motos no Brasil.

O dado é resultado de levantamento elaborado pelo Grupo Segurador BB E MAPFRE, em parceria com o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária). A pesquisa analisou 360 acidentes envolvendo motocicletas com vítimas fatais em todo o país. Os dados coletados são de agosto de 2012 a julho de 2013.

Com apenas 3,3% da frota nacional de motocicletas, o Maranhão é responsável por 9,7% dos registros de acidentes fatais. Em segundo lugar está Pernambuco, com 9,4% dos casos de colisões, seguido pela Bahia, que ocupa a terceira posição do ranking nacional, com 8,8%.

Ceará e Piauí respondem ambos por 6,4% das estatísticas, seguidos pela Paraíba com 2,8% dos acidentes com vítimas. O sétimo lugar ficou com Alagoas (2,5%), acompanhado por Sergipe (1,9%) e, por fim, o Rio Grande do Norte, com 1,1%.

Como se pode observar, o estudo mostrou que o Nordeste concentra 49% dos acidentes fatais ocorridos em todo o país, região que detém 26,3% da frota de motocicletas.

A pesquisa nacional revelou que a maior causa dos acidentes, 73% dos casos, é provocada por imprudência dos próprios motociclistas. Em segundo lugar, estão as colisões com automóveis (11%), seguido por caminhões (7%), e, na quarta posição, são batidas envolvendo animais nas estradas (6%). Problemas na via (buracos, falta de sinalização etc.) e problemas mecânicos (com o veículo) respondem pelas menores causas de acidentes, 1% cada.

Outra pesquisa, do DATASUS/DPRF, mostra que os acidentes de motos no Maranhão representam 60% somente em São Luís, capital e a maior cidade do Estado. Somente entre janeiro e agosto de 2013, foram registrados 664 acidentes envolvendo esse tipo de veículo.

Daí decorre um número também maior de vítimas internadas nos hospitais maranhenses. Nos meses de julho e agosto do ano passado, foram internados no Socorrão II, na capital, 166 pessoas vítimas de acidentes com motos. No Socorrão I, das 341 pessoas que fizeram algum tipo de cirurgia, um total de 277 se acidentaram em São Luís.

Não obstante, segundo estatística realizada pela Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor, os pacientes vítimas de acidentes de trânsito caracterizaram-se por serem, em sua maioria, jovens e adultos, do sexo masculino (71,7%), solteiros (54,0%), com escolaridade até o ensino fundamental (49,3%) e residentes em área urbana (91,8%).

O assunto foi tema de audiência pública esta semana na Câmara de Vereadores de São Luís, tendo como resultado a elaboração de um Projeto de Lei para a criação do Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes de Motos, cujo objetivo será minimizar os altos índices registrados em solo maranhense.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.