Governador eleito utilizou as redes sociais para começar a apresentar seu secretariado
Por
Hugo Freitas
O
governador eleito Flávio Dino (PCdoB) já dá claras demonstrações de que irá
assumir a cadeira-mor do Palácio dos Leões com todo gás.
Uma
semana após vencer o pleito, em 1o. turno, Flávio anunciou dois nomes de proa
que irão auxiliar seu governo a partir de 1o. de janeiro de 2015. São eles
Marcelo Tavares (PSB), que vai para a Casa Civil, e Márcio Jerry (PCdoB), que
assume a Secretaria de Articulação Política e Assuntos Federativos.
Na
manhã desta segunda-feira (13), foram anunciados também os nomes de Rodrigo Maia para
chefiar a Procuradoria Geral do Estado e de Ted Lago para ser o novo presidente
da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), pondo fim a uma série
de boatos e especulações surgidas após a divulgação de uma falsa lista onde
constava, supostamente, boa parte dos integrantes do novo governo.
O
interessante nessas apresentações, contudo, é que
Flávio Dino recorreu às redes sociais para fazê-las. Três dos quatro nomes
divulgados até agora foram feitos pelos perfis oficiais do governador eleito
nas redes sociais. Tavares e Jerry foram anunciados pelo Facebook e Ted Lago, pelo Twitter.
Como tal formato nunca tinha sido visto por estas maranhas em se tratando de chefes do Executivo, mesmo agora em tempos de expansão das redes sociais, que viraram coqueluche no mundo inteiro a partir de 2008, e de lá para cá contam-se dois prefeitos de São Luís e uma governadora do Estado eleitos que não se utilizaram de tal expediente (perfis pessoais, mas sim, institucionais), isso confere uma dimensão simbólica que gera uma gama de expectativas em relação ao novo governo do
Maranhão, não só no sentido das mudanças de gestão prometidas durante a
campanha eleitoral, mas fundamentalmente no trato com a coisa pública e na lide
diária com a população.
Afinal,
um governador que se utiliza das redes sociais para anunciar seu staff
administrativo "tende" a ficar mais próximo de seus governados, quer seja de forma direta (ele mesmo postando e respondendo aos comentários dos internautas) ou indireta (através de assessores), ressalvado o fato óbvio de que o contato via internet não é palpável, o que não implica dizer que seja menos sensível ou infrutífero.
Ou seja, ao se "expor" na internet, Flávio pessoalmente estará exposto também a elogios e a críticas. E em se tratando de redes sociais, elas (as críticas) costumam vir carregadas de "raiva". Mas, ao mesmo tempo, o novo governador terá acesso imediato às demandas da população, o que poderá ser filtrado com uma boa equipe de assessores.
Informações dão conta de que é o próprio Flávio quem utiliza seu perfil no twitter. Se
isso, amanhã, poderá ser lido como uma ação "neopopulista" de Dino para governar, só o tempo poderá dizer. O certo é que, hoje, antes mesmo
de assumir o comando administrativo do Maranhão, Flávio Dino demonstra que
muita coisa, de fato, irá mudar. Se não completamente no conteúdo,
minimamente em seu formato estético.
Inovação
estética, aliás, geralmente precede renovação ou mesmo mudança de conteúdo. Se
o objetivo é colocar em prática o "discurso da mudança", os primeiros passos
estão sendo dados em direção a isso.
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