quarta-feira, 11 de abril de 2012

DE 18 PARA 15: Assembleia reduz salários dos deputados do Maranhão


Por incrível que pareça, os deputados estaduais maranhenses aprovaram por unanimidade, nesta quarta-feira (11), a Resolução Legislativa que reduz de 18 para 15 os seus próprios salários.

A informação foi anunciada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL/MA), deputado Arnaldo Melo (PMDB), em entrevista, ao vivo, ao Jornal do Maranhão, Primeira Edição, da TV Mirante, por volta do meio-dia desta quarta.

A votação foi realizada em sessão extraordinária. De acordo com o presidente da AL/MA, se houver alguma medida futura da Câmara ou do Senado Federal em reduzir os salários de 15 para 13, os deputados maranhenses vão acatar a decisão "imediatamente, em tempo real".

“Nivelamo-nos a todas as Assembleias Legislativas, a Câmara e ao Senado Federal. Este é um assunto encerrado. Se a Câmara Federal ou o Senado tomar alguma medida, reduzindo de 15 para 13 salários, vamos acompanhá-los, imediatamente, em tempo real. O que não podemos é nos antecipar em relação ao Congresso Nacional, uma vez que, constitucionalmente, os salários dos deputados estaduais estão diretamente vinculados aos dos deputados federais”, esclareceu Arnaldo Melo.

A Mesa Diretora da AL/MA deve ainda discutir nos próximos dias a questão do pagamento de auxílio-saúde para os ex-deputados, segundo informou Arnaldo Melo. “Em relação a essa questão, vamos nos posicionar junto à sociedade maranhense”, afirmou.

A votação histórica aconteceu três dias após a reportagem do Fantástico exibir os gastos de várias Assembleias Legislativas, citando o Legislativo Maranhense como um dos que mais gasta com seus parlamentares. (Reveja AQUI).

Com a nova medida, fica abolida a ajuda de custo de R$ 50.105 aos deputados maranhenses, que sempre recebiam em fevereiro e dezembro de cada ano, juntamente com seus respectivos subsídios mensais de R$ 20.042,34. Há dois anos esse mesmo benefício foi estendido aos suplentes de deputado que, provisória ou permanentemente, assumissem o mandato parlamentar.

Ainda assim, torçamos para que a redução salarial de todos os deputados brasileiros, e não só os do Maranhão, continue até o dia em que um parlamentar ganhe os mesmos 13 salários a que todo trabalhador deste país têm direito, mesmo que os valores reais ainda sejam absurdamente discrepantes.

Hugo Freitas
Com informações da Agência Assembleia do MA


Um comentário:

  1. Boa noite Hugo Freitas parabens pela sua matéria. Entretanto, por onde passo escuto vozes confusa pensar de ser o salário de um deputado 18 salários mínimos por mês! Expliquei para um pequeno grupo tratar-se de 18 salários de (deputado) ao ano enquanto os outros trabalhadores só recebem 13 salários. Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir

Grato pela participação.