sábado, 21 de abril de 2012

PALHAÇADA NO MOA: PROCON INSTRUI CONSUMIDORES A PEDIREM RESSARCIMENTO



Equipes do Procon e do Ministério Público estiveram na manhã deste sábado (21), no Parque Independência, em São Luís, onde está sendo realizado, desde sexta-feira (20), o Festival Metal Open Air.

Eles disseram que vão se reunir com os produtores do evento para tentar encontrar solução para os problemas enfrentados por quem adquiriu os bilhetes dos shows, sobretudo por conta da desorganização e falta de estrutura no local.

Segundo o gerente do Procon, Kleber Moreira, as pessoas que se sentirem lesadas poderão pedir ressarcimento das despesas que tiveram, através de ações junto ao Procon e à Justiça. "Muitas pessoas compraram a passagem de avião, os bilhetes para os shows, estão pagando hotéis e táxis e vieram para cá atraídas por uma programação e uma estrutura longe daquilo que a produção ofereceu. Nós tivemos acesso às imagens das pessoas acampadas nos estábulos, sem banheiros, sem água, sem comida, sem nada", afirmou Moreira.

Ele explicou o que as pessoas lesadas deverão fazer para solicitar a compensação. "Elas deverão guardar todos os recibos de táxi, hotéis, tickets das passagens aéreas, enfim, de todas as despesas e dar entrada no Procon de São Luís, assim como no Procon de suas cidades de origem, e até no Judiciário, que todas as providências serão tomadas e eles serão ressarcidos", afirmou Kleber.

O gerente do Procon explicou também que fiscais do órgão estiveram no local do evento há duas semanas e que, na reunião realizada na quinta-feira (19), os produtores haviam se comprometido em solucionar algumas pendências, entre elas a questão do camping. Nada, no entanto, foi resolvido.

Promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti disse ao G1 que o Ministério Público vai aguardar um relatório a ser encaminhado pelo Procon-MA na próxima semana, para decidir de que forma o consumidor lesado poderá ser ressarcido. "Eu reconheço que nada que for feito agora vai reparar o prejuízo total das pessoas, mas vamos tentar pelo menos amenizá-lo, porque os turistas vieram de muito longe e tiveram muitas despesas. Vou aguardar toda a documentação, mas acho que é possível propor uma ação de dano moral coletivo. De imediato, o Ministério Público e o Procon vão retornar ao Parque Independência para tentar amenizar a situação das pessoas que estão sendo prejudicadas", disse Lítia.

Ao que parece, o festival Metal Open Air vai entrar para a história musical de São Luís como uma fábula, uma piada, uma verdadeira "pegadinha do malandro".

Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.