sexta-feira, 23 de março de 2012

VIDA E OBRA DO MESTRE CHICO ANYSIO


Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em Maranguape (CE) no dia 12 de abril de 1931 e mudou-se para o Rio de Janeiro com sua família com 8 anos de idade.

O humorista começou sua carreira no rádio, mas foi na televisão que se consagrou e se tornou um dos maiores nomes do humor brasileiro.

Chico Anysio deu vida a 209 personagens, que se tornaram imortais na memória do telespectador.

O comediante se casou seis vezes. Atualmente era casado com a empresária Malga Di Paula. Ele deixou 8 filhos, Lug de Paula (do casamento com a atriz Nanci Wanderley); Nizo Neto e Ricardo (ambos da relação com Rose Rondelli); André Lucas (adotado); Cícero (da união com Regina Chaves); Bruno Mazzeo (do casamento com a atriz Alcione Mazzeo); Rodrigo e Vitória (da relação com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello), e 11 netos.

Carreira

Para uns ele era o Professor Raimundo, para outros, Alberto Roberto ou até mesmo Bento Carneiro, o vampiro brasileiro. Através de seus diversos personagens, Chico Anysio sempre mostrou versatilidade durante sua brilhante trajetória e se tornou um gigante do humor brasileiro.

Mas sua carreira foi muito além da interpretação. Um dos maiores criadores de personagens do gênero, o cearense também escrevia seus próprios textos e chegou a ser diretor de peças de teatro.

Além disso, se aventurou com sucesso pelo jornalismo esportivo, música, dublagem, literatura, pintura e poesia.

Chico Anysio começou no rádio. Em seu primeiro teste para locutor, o iniciante se saiu muito bem, mas perdeu o lugar para nomes como Sílvio Santos e Fernanda Montenegro. Trabalhou na Rádio Guanabara, acumulando funções como as de radioator e comentarista de futebol, entre outras. Na década de 1950, passou também pelas rádios Mayrink Veiga, que lançou Carmen Miranda, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil.

Em 1957, estreou na televisão com o programa “Noite de Gala”. Em 1959 foi a vez do “Só Tem Tantã”, posteriormente chamado de “Chico Total”. Este último foi exibido durante todo o ano de 1981 e retornou à telinha em 1996. Logo depois, o humorista voltou ao ar com “O Belo e As Feras”, em 1999.

Já o sucesso “Escolinha do Professor Raimundo”, que impulsionou a carreira de muitos atores e é lembrado e copiado até os dias de hoje, foi comandado por Anysio e exibido em diversos programas humorísticos por mais de 38 anos. O quadro cômico estreou como programa próprio em agosto de 1990, na Rede Globo, onde permaneceu até 1995. Foi retomado de 1999 a 2001 como parte do programa “Zorra Total”, quando foi exibida sua última temporada.

Em 2009, o artista fez uma participação na novela "Caminho das Índias", como o trambiqueiro Namit, pai de Radesh (Marcius Melhem).

No ano passado, recebeu o prêmio especial do júri no Festival de Cinema do Rio por sua atuação no filme "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", dirigido por Vinicius Coimbra.

Ao mestre Chico Anysio, com toda admiração e carinho, nosso MUITO OBRIGADO por todos os momentos felizes que desfrutamos assistindo e aplaudindo seu majestoso talento artístico!!! 

Descanse em Paz!!!

Hugo Freitas

5 comentários:

  1. foi muito bom a historia de chico anycio sou sua fan numero 1 ty amor chico fica com deus no ceu que deus ter gande com carinho e amor ty amor chico

    ResponderExcluir
  2. gostei da sua historia foi muito boa que vc fica no seu com deus e os anjos que deus ter guade com amor e carinho chico bj

    ResponderExcluir
  3. CHICO ANÍSIO FOI UM GRANDE HUMORISTA.

    ResponderExcluir
  4. O CHICO ANÍSIO FOI UM GRANDE HUMORÍSTA.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.