terça-feira, 6 de março de 2012

PROBLEMA À VISTA: REDUÇÃO DA FROTA DE ÔNIBUS DO CAMPUS DA UFMA PREJUDICA MILHARES DE ESTUDANTES E TRABALHADORES


O que já era difícil, vai ficar ainda mais complicado. A linha de ônibus Campus, da empresa Taguatur, que atende diariamente aos milhares de estudantes, servidores e empregados da Universidade Federal do Maranhão, foi absurdamente reduzida, ainda sem exposição de motivos.

A informação foi oficialmente confirmada no início desta noite (05) através de uma "Nota de Esclarecimento" publicado no site da instituição. De acordo com a Nota, a redução da frota que atende ao Campus do Bacanga da Universidade, em São Luís, "é um problema exterior aos domínios e à competência" da Administração Superior da UFMA.

Ainda segundo a Nota, a Administração da instituição federal "pede desculpas pelos transtornos", porém sem apresentar os motivos que levaram a essa decisão incrivelmente prejudicial aos milhares de estudantes e trabalhadores da Universidade. A empresa Taguatur, responsável pela linha Campus - Centro, ainda não se pronunciou.


A frota que atendia à Cidade Universitária já era considerada pelos usuários bastante deficiente por conta da grande demanda de estudantes, o que fazia com que os ônibus estivessem sempre lotados.


Lembrando ainda que a linha Campus atende também ao público do Colégio Universitário - Colun, entre estudantes e funcionários, o que contribui bastante para a superlotação dos ônibus.


As empresas e os (ir)responsáveis pelo sistema de transporte coletivo de São Luís parecem querer fazer de tudo para prestar um péssimo serviço à população. Em vez de colocarem mais ônibus em operação para atender à crescente demanda da população ludovicense, conforme anunciado em 2009 pelo prefeito de São Luís, João Castelo, agem retrogadamente, com o único pensamento de cortar despesas, evitar gastos e ampliar os lucros.


Enquanto isso, a população sofre com uma passagem cara, com ônibus velhos, desconfortáveis e superlotados, e agora, com a redução da frota. E ainda querem manter o transporte alternativo na ilegalidade.


Essa é a São Luís dos 400 anos, caminhando a passos largos para ampliar sua coleção de vergonhas e ingerências.


Hugo Freitas


Leia a íntegra da "Nota de Esclarecimento":


A Administração Superior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vem a público esclarecer que a redução da quantidade de ônibus disponíveis à comunidade acadêmica na Cidade Universitária, em São Luís, é um problema exterior aos domínios e à competência da Universidade. Nessa direção, a Administração pede desculpas pelos transtornos e ressalta o seu comprometimento para resolução do problema junto a empresa de transporte coletivo responsável pelas linhas Centro – Cidade Universitária – Centro.

Um comentário:

Grato pela participação.