sexta-feira, 2 de março de 2012

RISCO: FRAUDADOR DO UNICEUMA TRABALHA NO TRE/MA

Preso em Chapadinha, Guru chega algemado a São Luís

Está preso na Superintendência de Investigação Criminal (SEIC), em São Luís, Heitor Araújo Gomes, o “Guru”, acusado de chefiar o esquema fraudulento de adulteração e venda de notas no Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma), do qual centenas de estudantes se beneficiaram.

Guru chegou na sede da SEIC, na capital, por volta das 12h desta sexta-feira (02), dentro da viatura da Polícia Civil, de onde saiu algemado e acompanhado por três policiais, após ser preso ontem na cidade de Chapadinha. Ele estava com os pais que moram no município.

Na casa dos pais de Guru, diversos materiais foram apreendidos pela polícia para serem examinados.

Ainda nesta quinta-feira (01), também foi preso Leônidas Gabriel Ferreira de Azevedo, de 25 anos, apontado como o principal comparsa de Guru no esquema do Uniceuma.

Segundo informações, Leônidas é estudante do curso de Sistema de Informação da Faculdade Pitágoras, outra faculdade particular de São Luís, e trabalha como estagiário do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE).

De acordo com a SEIC, cerca de 400 alunos de diversos cursos, principalmente da área de saúde (Medicina, Odontologia e Enfermagem), além de Direito e Engenharia, teriam sido beneficiados pelo esquema fraudulento. Há casos de 2009 envolvendo alunos já formados.

O delegado responsável pelas investigações, Breno Galdino, afirmou que vários outros universitários serão indiciados. Três agenciadores do golpe já foram identificados e serão convocados pela polícia na próxima semana. A SEIC deve pedir quebra dos sigilos bancários e fiscais de Leônidas e Heitor.

A prisão temporária dos dois, com duração de cinco dias, foi decretada pelo juiz José Gonçalo de Sousa Filho, da 3ª Vara Criminal da Capital. Segundo a polícia, Guru teve acesso à senha de mapeamento de notas do Uniceuma quando atuou como estagiário do setor de informática da faculdade.

As primeiras denúncias veiculadas na blogosfera sobre o esquema de fraudes no Uniceuma você pode REVER AQUI.

Em tempos de informatização da vida cotidiana das pessoas, onde tudo passa pelo processador de um computador, é necessário que os jovens dedicados a esta área do conhecimento tenham, além da formação técnica, uma melhor formação humana, pautada na Ética e na Moral.

Não dá mais para ficar só na abertura de cursos de Informática aqui e acolá e descuidar da preparação ética e social destes futuros profissionais do mercado de trabalho que, não sendo bem orientados, podem representar uma grave ameaça para os sistemas de informática de todo o país, como já foi visto em esquemas desvendados no INSS, na Receita Federal, etc.

A verdade é que, em se tratando de informática, sempre se poderá estar à mercê de experts despudorados sedentos por grana e adrenalina. Será que alguém irá olhar para o TRE/MA com a pulga atrás da orelha?

Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.