terça-feira, 13 de março de 2012

MEU CABELO É BOM, RUIM É O RACISMO

Foto meramente ilustrativa (Fonte: internet)

Prezado leitor, trazemos para vossa apreciação um excelente artigo sobre o significado simbólico do cabelo na cultura afro. O presente texto, que aborda o cabelo como expressão histórica e cultural da identidade dos povos africanos que vieram escravizados para o Brasil e que ajudaram a compor a nossa História, inclusive a do Maranhão, remete-se ao caso da aluna que foi proibida de entrar numa escola de São Luís pela própria diretora por causa de seu "penteado afro".

O curioso de mais esse caso de preconceito e discriminação registrado no Maranhão é que a escola (pública) onde a garota estuda fica localizada no bairro da "Liberdade", cuja população é de maioria negra. (REVEJA)

Um texto para ler, refletir e rever "pré-conceitos". Boa leitura!
Hugo Freitas

MEU CABELO É BOM, RUIM É O RACISMO

texto adaptado por Nonnato Masson [i]

“Se me for rapada a cabeça minha força me abandonará e serei então fraco.” (Juízes, Cap XVI, vr 17)

O cabelo crespo (ou cabelo duro) é um símbolo de identidade dos povos africanos e seus descendentes na diáspora, e isso não é de hoje.

Nosso cabelo que por muitos ainda é chamado pejorativamente de “cabelo ruim” tem uma rica e longa história.

Nas culturas africanas, o corpo é um espaço de manifestação artística, a arte dos penteados entre esses povos é antiga, desde o surgimento das primeiras civilizações o estilo do cabelo era usado para indicar o estado civil, a origem da pessoa, a idade, a religião, a identidade étnica, a riqueza e a posição social, em certas culturas, até o sobrenome de uma pessoa podia ser delatado pelo exame do cabelo, criando deste modo, formas únicas para cada clã. [ii]

O significado social do cabelo sempre foi uma riqueza para o africano. Dessa forma, os aspectos estéticos assumiam um lugar de importância na vida cultural das diferentes etnias, o cabelo funcionava como um condutor de mensagens na maioria das sociedades africanas, o cabelo era parte integrante de um complexo sistema de linguagem. Além disso, um estilo particular de cabelo poderia ser usado para atrair a pessoa do sexo oposto ou como sinal de um ritual religioso. [iii]

Os primeiros africanos que aportaram no Brasil escravizados tiveram seus costumes, cores e cabelos menosprezados, taxados de “feios” pela cultura dos “senhores”, que impuseram neste território um sistema de morte, roubo, destruição e exploração violenta da força de trabalho humana.

Dentre as muitas formas de violência impostas aos escravizados estava a raspagem do cabelo. Esse ato correspondia a uma mutilação, uma vez que o cabelo para muitas etnias africanas era considerado uma marca de identidade e dignidade. [iv]

De lá pra cá, muita resistência e muitas lutas sucederam na busca pela liberdade.

Vencida a batalha pelo fim da escravidão a luta passou a ser pela igualdade de direitos e respeito às diferenças.

Nesse novo contexto há uma revalorização da cultura ancestral dos povos africanos, valorizando as características negras e as miscigenadas de afrodescendentes, e sua (re)existência nas Américas entre as quais o cabelo crespo uma das principais características da beleza negra assim como as possibilidades de penteado.

Assumir os cabelos raciais/étnicos é uma atitude que acompanha os processos de conquista do direito cultural e do direito à cidadania. Os penteados dos descendentes de africanos formam verdadeiras esculturas sobre cabeças. São retratos de vários povos e civilizações duas margens do Atlântico (África/Américas) que se tocam simbolicamente e se falam pela profunda identidade que as unem. [v]

Nessa tendência cresce entre a população um sentimento de naturalização dos cortes, trançados e penteados afro. Black Power (norte americano), dread look (jamaicano) e trança nagô, são referências de elementos da estética afrodescendente já incorporados ao vocabulário da população negra, todos de forte influência em São Luís.

No Brasil as culturas africanas se adaptaram e se remodelaram. Ou seja, alguns significados deixaram de existir ou foram reinventados, assim como as técnicas, que apesar de alteradas, resistiram ao tempo e espaço, construindo e reconstruindo uma identidade nacional para os povos negros do país.

A força simbólica do cabelo crespo para os africanos continua de maneira recriada e ressignificada entre nós, seus descendentes.

Os cabelos crespos e as formas possíveis de penteados assumem para o africano e os afrodescendentes a importância de resgatar, pela estética, memórias ancestrais, memórias próximas, familiares e cotidianas. [vi]

Quem usa seu cabelo naturalmente crespo é identificado, consciente ou inconscientemente, por onde anda como sendo alguém que assume sua negritude, que tem orgulho de sua herança africana.

Ao contrário do que uma ideologia racista apregoa o cabelo crespo não é ruim, tem uma longa história, já foi cativo nesta terra e por sua luta hoje é livre.

Solte-o e prenda o racismo!

[i] Advogado membro do escritório Onidayô Advocacia
[ii] Raphaela M. Fagundes in “Penteado Afro: Cultura, Identidade e Profissão”
[iii] Nilma Lino Gomes in “Sem perder a raiz – Corpo e cabelo como símbolos de identidade negra”
[iv] idem
[v] Raul G. da M. Lody in “Cabelos de Axé: Identidade e Resistência”
[vi] idem

2 comentários:

  1. Maravilha,muito bom esse blog,ta de parabéns,vou recomendar para todo mundo,da até gosto de ver blog assim,vou recomendar msm como estou recomendando o www.detetive-particular.org que é muito bom tb que uso na minha empresa de software espiao www.softwarecelularespiao.net , parabéns e abraços!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, João Vitor.
      Elogios como esse é que engrandecem nosso trabalho, constituindo-se em nossa principal recompensa.
      Um forte abraço.

      Excluir

Grato pela participação.