domingo, 11 de março de 2012

ALIANÇA DE ESQUERDA: PSTU quer encabeçar Frente de Esquerda com PSOL e PCB


Com a proximidade das eleições municipais, os partidos políticos começam a se movimentar de forma mais expressiva buscando a costura de novas alianças para se fortalecerem na disputa do pleito pelo comando do Executivo dos municípios maranhenses.

Os partidos de esquerda não fogem a essa regra. Em "Nota Política" divulgada neste sábado (10), o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) apresenta seu posicionamento sobre o processo eleitoral no Maranhão.

De acordo com a Nota, o PSTU reafirma sua oposição às administrações municipais consideradas "desastrosas" e causadoras de sofrimento à população das cidades maranhenses.

Além disso, a Nota afirma que o partido "sempre esteve na luta real dos trabalhadores do Maranhão" e, por isso, "tem legitimidade para apresentar e encabeçar candidaturas de esquerda, classista e socialista às prefeituras".

A proposta do PSTU é de uma "Frente de Esquerda" encabeçada pelo partido em aliança com o PSOL e o PCB para combater a "falsa polarização PT/PMDB e PCdoB/PP/PTC/PSB" que, de acordo com a Nota, "representam proximidades de projetos e apenas fazem uma disputa de poder, [...] pois ambos os grupos mantêm laços com os poderosos que governam o Maranhão e com o grupo Sarney".

Hugo Freitas

Confira a Nota do PSTU na íntegra:

Nota Política do PSTU sobre as eleições municipais no Maranhão

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) vem a público posicionar-se sobre o processo eleitoral de 2012 no Maranhão.

Primeiramente, reafirmamos nossa oposição firme às administrações municipais do nosso Estado. São gestões desastrosas e a população sofre com esta situação. As prefeituras não oferecem educação de qualidade e saúde digna para a população, não garantem serviços públicos satisfatórios, acesso à moradia, produção e ao trabalho, são péssimos os serviços de transporte e os bairros não possuem condições dignas de sobrevivência.

O Maranhão necessita de candidaturas socialistas e dos trabalhadores

Diante deste quadro, necessitamos mudar a realidade e apresentar candidaturas a prefeito que representem as reivindicações dos setores explorados e oprimidos, pois estes são os que mais sofrem com a irresponsabilidade social das administrações municipais.

O PSTU sempre esteve na luta real dos trabalhadores do Maranhão, denunciando os governos que não os representam e organizando a luta por melhores condições de vida e contra os ataques provenientes dos patrões e governos.

Portanto, tem legitimidade para apresentar e encabeçar candidaturas de esquerda, classista e socialista às prefeituras, pois diariamente, independente de período eleitoral, estamos nas lutas sociais, seja no campo sindical, no movimento popular, operariado, nas lutas contra as opressões, nas reivindicações da periferia e do povo pobre ou na juventude.

Construção de uma Frente de Esquerda

Para fortalecer esta candidatura, fazemos um chamamento ao PCB e PSOL com o intuito de construir uma FRENTE DE ESQUERDA, com um programa classista e socialista e que combata a falsa polarização do PT/PMDB e PCdoB/PP/PTC/PSB que representam proximidades de projetos e apenas fazem uma disputa de poder, mas que não mudarão esta triste realidade do nosso estado, pois ambos os grupos mantém laços com os poderosos que governam o Maranhão e com o grupo Sarney.

Frente que combata as políticas nacionais do governo Dilma e seus representantes nas prefeituras municipais que atacam os direitos dos trabalhadores com terceirizações, privatizações, congelamento salarial e ataques aos servidores públicos federais, estaduais e municipais, péssimas condições de saúde e educação e projetos de moradia e transporte que só favorecem as grandes empresas.

A frente deve disputar a consciência dos trabalhadores e da juventude e prepará-los para uma experiência de governo dos trabalhadores. Deve unir os professores e técnicos-administrativos da educação, trabalhadores rurais, profissionais da saúde, estudantes, operários, funcionários públicos, sindicatos, movimentos sociais, associações de moradores, estudantes e o povo pobre contra os exploradores e poderosos em torno de um programa classista e socialista que represente suas reivindicações e defenda, entre outros pontos:

Saúde pública gratuita e de boa qualidade, com estatização de clínicas e hospitais, distribuição gratuita de remédios e medidas necessárias para que a CAEMA garanta a cobertura de rede de água e tratamento de esgoto em 100% dos municípios;

Educação pública gratuita e de qualidade, com valorização dos profissionais da educação, garantia de salários dignos, creches e vagas no ensino fundamental para todas as crianças e ampliação de verbas no orçamento municipal;

Aumento de impostos para os mais ricos, com IPTU progressivo e isenção para os mais pobres.

Grande programa de abastecimento alimentar para as cidades, principalmente com incentivo à agricultura e pesca;

Amplo programa de construção de moradias populares através da participação dos trabalhadores; expropriação de grandes terrenos ociosos e regularização imediata das áreas de ocupação no campo e na cidade;

Garantia aos portadores de deficiência do acesso ao transporte, educação, saúde, trabalho, comunicação e informação, com o fortalecimento dos Conselhos Municipais de pessoas com deficiência;

Combate ao machismo, ao racismo e à homofobia.

São Luís, 10 de março de 2012
PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado

2 comentários:

  1. Quem dera fosse assim...
    Há tempos essa unidade deveria ter sido pensada. Tomara que a mesma avence... Essa extrema fragmentação eleitoral facilita a hegemonia parlamentar do mandonismo e de seus sub-produtos (Castelo etc.). É preciso constituir uma opção forte de esquerda e popular. Uma aliança eleitoral garante pelo menos um vereador..e com muitas chances de dois vereadores.
    Parabéns aos camaradas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma aliança entre os partidos de esquerda do Maranhão, no mínimo, dá mais força e sustância para se fazer frente àqueles que dominam o cenário político do Estado há mais tempo.
      Obrigado pela participação, Francisco. Satisfação em ler um comentário seu neste blog.
      Abraços fraternos.

      Excluir

Grato pela participação.