sábado, 17 de dezembro de 2011

SÁBADO CINZENTO: MORRE O CARNAVALESCO JOÃOSINHO TRINTA

Joãosinho Trinta (*1933 + 2011)

Morreu nesta manhã de sábado (17), em São Luís, o carnavalesco Joãosinho Trinta, aos 78 anos.

João Clemente Jorge Trinta estava internado desde o dia 3 de dezembro, em estado grave no Hospital UDI, apresentando “quadro de insuficiência respiratória e sepse, evoluindo com instabilidade hemodinâmica”.


Em maio deste ano, Joãosinho Trinta ficou 37 dias hospitalizado com quadro de pneumonia e insuficiência cardíaca.

O carnavalesco estava no Maranhão atuando em projetos da Secretaria da Cultura para os 400 anos de São Luís, comemorados em 2012.


João Clemente Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta, nasceu em São Luís, no dia 23 de novembro de 1933. Era aclamado por muitos como um grande artista plástico e genial carnavalesco brasileiro.

Até os 18 anos de idade viveu em São Luís do Maranhão, onde trabalhou como escriturário. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1951. Começou sua carreira carnavalesca no Salgueiro, onde foi campeão, como assistente, em 1965, 1969 e 1971.

Após a saída dos carnavalescos Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues, foi promovido a carnavalesco da escola, onde fez dupla com a artista plástica Maria Augusta no carnaval de 1973, com o enredo “Eneida: Amor e Fantasia”.

Já como carnavalesco-solo, ganhou o bi-campeonato em 1974 com “O Rei de França na Ilha da Assombração” e em 1975 com “O Segredo das minas do Rei Salomão”.


Após divergências com a diretoria salgueirense, transferiu-se para a escola de samba Beija-Flor, onde deu seu toque de genialidade com enredos ousados e luxuosos que deram à agremiação nilopolitana os títulos de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983, além de vários vice-campeonatos, entre eles os de 1986 com “O mundo é uma bola” e o de 1989 com “Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia”, gerando controvérsias com a Igreja Católica ao tentar levar ao desfile uma imagem do Cristo Redentor caracterizado como mendigo.

Também foi campeão nos Grupos de Acesso com as escolas Império da Tijuca e Acadêmicos da Rocinha, além de ter feito carnavais para escolas de São Paulo.

Após problemas de saúde, transferiu-se para a escola de samba Unidos do Viradouro, onde ganhou o título do carnaval de 1997 com o impactante “Trevas! Luz! A explosão do Universo”. Teve passagem marcante na Grande Rio com o 3º lugar inédito para a escola em 2003.

Em 11 de julho de 2006, após sofrer dois AVCs (acidente vascular cerebral), foi internado no Rio de Janeiro e, vinte dias depois, transferido para o Hospital Sarah Kubitschek, de Brasília, de onde teve alta em 19 de outubro.

Em 2006 se transferiu definitivamente para o Distrito Federal, onde foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Brasília, e em 2010 concorreu a deputado distrital, mas não conseguiu se eleger.


Nesta manhã de sábado cinzento no mundo da arte (17), faleceu também o aclamado ator e diretor Sérgio Britto, um dos grandes gênios do teatro brasileiro. CONFIRA AQUI

Hugo Freitas
Com informações do Portal Imirante

2 comentários:

  1. Boa noite admirável jornalista Hugo Freitas, lamento pela morte do Carnavalhesco Senhor Joãozinho, 30. Encaminho por meio do seu espaço, pêsames, para a família enlutada. Abraços Reinalddo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  2. José Germano Moura Ramos um maranhesnes,saudoso neste data, tristimente, estende aos milhares de maranhenses a tristeza e ao mesmo tempo a honraria a um homem que soube superar o tempo e os limites dele determinado.
    João Trinta. Até mais,,,,
    Prof. Germano Ramos
    Geografia

    ResponderExcluir

Grato pela participação.