quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A PRIVATARIA TUCANA: Polêmicas e Silêncios


O "livro-bomba" que conta os esquemas de corrupção envolvendo o tucano José Serra já se esgotou nas livrarias.


O livro "A Privataria Tucana", do jornalista Amaury Ribeiro Jr., foi lançado há quatro dias e já é um fenômeno de vendas cercado por um muro de silêncio.

Produto de doze anos de trabalho - e, sem dúvida, uma das mais completas investigações jornalísticas feitas sobre o submundo da política brasileira - o livro consegue mapear o esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que teria sido montado em torno do que foi a chamada "Era das Privatizações", instaurada pelo governo tucano de Fernando Henrique Cardoso e por seu então Ministro do Planejamento, José Serra.

De quebra, coloca o PT em duas saias justas, principalmente ao tratar de um suposto "fogo-amigo" entre petistas durante a campanha presidencial de 2010, que teria sido montada para derrubar o grupo ligado ao mineiro Fernando Pimentel da campanha da então candidata Dilma Rousseff. Amaury aponta para o presidente do partido, Rui Falcão. Falcão já moveu um processo contra o jornalista por conta disso. O jornalista mantém a acusação.

Ao atirar para os dois lados, o livro-bomba do jornalista acabou conseguindo a façanha de ser ignorado pela mídia "tradicional", pelo PT e pelo PSDB.

O conteúdo de seu trabalho, todavia, continua sendo reproduzido fartamente por sites, blogs e redes sociais. Esgotado nas livrarias, caminha para sua segunda edição. E já foi editado em e-book.

Amaury Ribeiro Jr. é um dos mais premiados repórteres investigativos do país, com passagens por IstoÉ, O Globo e Correio Braziliense.

NOTA DE AVISO AOS NAVEGANTES

Prezado leitor, o titular do blog recebeu na manhã desta segunda-feira (25), via email, da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), representada por seu advogado, uma notificação para a retirada do link com o conteúdo em PDF do livro "A Privataria Tucana".

Contudo, informa-se que o referido link não continha mais nenhum conteúdo já há bastante tempo, fato verificado diante dos relatos dos leitores que não conseguiram baixar o arquivo pelo "sumiço" do mesmo, o que comprova que este blog não estava mais disponibilizando, concretamente, o conteúdo do livro muito antes da presente notificação (vide exemplo nos comentários deste post).

Registra-se ainda o fato de que o titular deste website apenas republicou nesta plataforma virtual aquilo o que já vinha sendo cachoeiramente divulgado em outros sites, blogs, redes sociais, etc, sem nenhum intento à obtenção de lucro.

Portanto, para fins de cumprimento da lei que rege os direitos autorais no país, e em observação à presente notificação, procede-se à exclusão completa do link que fazia alusão ao conteúdo do supracitado livro.

Hugo Freitas
São Luís, 25 de junho de 2012.

10 comentários:

  1. Como está no vídeo Tucano nas Eleições passadas: Cerra & Arrudoriz - vote num careca e leve dois. E o Cerra e seus amigos ainda eram a favor de não liberação de precatórios (pagariam fora da ordem cronológica e em suaves parcelas) para (des)govervarem.

    ResponderExcluir
  2. belo trabalho a divulgação desse livro.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela motivação, companheiros leitores.

    Diante do silêncio da mídia "tradicional" sobre denúncias de fatos que dizem respeito diretamente aos seus "correligionários tucanos", especializada apenas em denúncias contra ministros do governo Dilma, o relativo sucesso desta obra é indicativo do quão as redes sociais são importantes para se oferecer uma alternativa ao monopólio comunicacional deste país.

    Esta é a minha pequena contribuição.

    Boa leitura a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Hugo Freitas, sou visitante assiduo do seu Blog. Confesso, a informática para mim é muito difícil, a minha neta Thaís, de 17, é quem posta as fotos e outraas tarefas! Como eu deve ter muita gente, as pessoas da minha idade e outras mais novas, as vezes, não conseguem sequer, responder Emais. Dois médicos perguntaram-me o que é Blog. Veja se é possivel explicar melhor como visitar esse tal de Donald. Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  5. Olá, Reinaldo. Agradeço pela assiduidade e pela credibilidade devotadas por você ao blog. Muito obrigado!

    Download nada mais é do que "baixar" um arquivo da internet, isto é, fazer uma cópia para você daquilo que está disponível para todos na rede mundial.

    No caso do livro em questão, basta acessar o link no fim da matéria. Irá aparecer uma janela. Nela você clica em "baixe agora". Pronto. Em poucos minutos, você estará com uma cópia disponível para ser salva em seu computador. Aí você escolhe uma pasta e salva o arquivo.

    Qualquer dúvida, pode contactar conosco novamente. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  6. Repassem é muito importante que todos tenham acesso, pois a mídia esta calada diante deste fato!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo, companheiro. Esta é a nossa pequena contribuição: divulgar o link onde consta o arquivo do livro para ser baixado.
    Muitos links começaram a ser, misteriosamente, removidos, não se sabe por quem.
    Por isso, vez ou outra visito os links divulgados para verificar se ainda estão em vigência.
    Peço a todos os leitores que, constatado a remoção do link do livro aqui, no blog, por favor, informe-nos, a fim de que possamos tomar outras providências.
    Grato pela participação e atenção de todos.
    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, já não consegui mais baixar. Alguém tem o arquivo em PDF para me enviar?

    ResponderExcluir
  9. NOTA DE AVISO AOS NAVEGANTES

    Prezado leitor, o titular do blog recebeu na manhã desta segunda-feira (25), via email, da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), representada por seu advogado, uma notificação para a retirada do link com o conteúdo em PDF do livro "A Privataria Tucana".

    Contudo, informa-se que o referido link não continha mais nenhum conteúdo já há bastante tempo, fato verificado diante dos relatos dos leitores que não conseguiram baixar o arquivo pelo "sumiço" do mesmo, fato que comprova que este blog não estava mais disponibilizando, concretamente, o conteúdo do livro, muito antes da presente notificação (vide exemplo nos comentários deste post).

    Registra-se ainda o fato de que o titular deste website apenas republicou nesta plataforma virtual aquilo o que já vinha sendo cachoeiramente divulgado em outros sites, blogs, redes sociais, etc, sem nenhum intento à obtenção de lucro.

    Portanto, para fins de cumprimento da lei que rege os direitos autorais no país, e em observação à presente notificação, procede-se à exclusão completa do link que fazia alusão ao conteúdo do supracitado livro.

    Hugo Freitas
    São Luís, 25 de junho de 2012.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.