terça-feira, 9 de agosto de 2011

"Mulher é como Facebook: você curte, cutuca e compartilha", diz vereador

Ivaldo Rodrigues

O líder do PDT na Câmara de Vereadores de São Luís, Ivaldo Rodrigues, provocou polêmica nesta segunda-feira (8) ao escrever, em sua página do Facebook, que mulher é como a rede social. Segundo o vereador, “Piriguete é que nem Facebook... Primeiro você curte, depois você cutuca e por último você compartilha com os amigos!”. A declaração foi feita no início da tarde desta segunda-feira.

Ao iG, o vereador afirmou que a frase foi uma brincadeira com seus amigos da rede social, e não uma declaração machista. “Aquilo não tem importância nenhuma. Não tem ligação com o que eu penso. Alguns amigos brincaram comigo e eu respondi. Apenas isso. Não estou dando uma opinião pública”, disse o vereador.

Questionado sobre a repercussão da frase, o vereador afirmou que não usa o Facebook como local de divulgação do seu trabalho parlamentar. “Eu não falo com a sociedade no Facebook. Falo com minha rede de amigos. Só adiciono quem realmente é meu amigo. É um espaço sem qualquer ligação ideológica”, complementou.

Para negar o machismo, Rodrigues deu um exemplo recente. Ele afirma que pediu vistas do processo de indicação do nome do pastor Silas Malafaia ao título de Cidadão de São Luís. O pedetista afirmou que o líder da Igreja Assembleia de Deus é homofóbico. Ele articula um movimento contra a aprovação desta homenagem a Malafaia.

Lamentável o comentário do referido vereador. Brincar com a imagem das mulheres, reificando arquétipos estereotipados, numa sociedade ainda profundamente machista como a brasileira, não tem a menor graça.

Esperamos que muitos lembrem disso nas próximas eleições e não levem tudo na "brincadeira", a fim de que, no final, o palhaço não seja VOCÊ!!!

Fonte: Portal IG
Comentários: Hugo Freitas

14 comentários:

  1. Só uma coisinha: IVALDO RODRIGUES FecheaBOOK kkkkk
    #DICA @sostenessalgado

    ResponderExcluir
  2. Coitada das mulheres que elegeram esse "homem", talvez ele seja womamfóbico.

    ResponderExcluir
  3. "Womanfóbico" foi ótimo, anônimo. rsrsrsrss

    Realmente, fico pensando nas mulheres que elegeram este cidadão.

    Tomara que elas (e eles também) lembrem disso nas próximas eleições.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  4. Ótima #DICA, companheiro Sóstenes.

    Melhor ficar calado do que falar bobagem por aí, ainda mais em se tratando de uma "figura pública", que detém um mandato de vereador.

    Talvez, ele deva pensar que quem votou nele foi só homem. Será que ele é realmente "womanfóbico"???

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  5. Que tendencioso, distorcendo as palavras do vereador. O sentido muda muiiiiiiiiito de piriguete para mulher.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, o termo "piriguete" remete-se a quem? Aos homens é que não são.

    O comentário do referido vereador é inadmissível também por isso, por reificar categorias arquetípicas femininas que, no fim das contas, só fortalecem e deixam cristalino o machismo que impera em nossa sociedade e que muitos não dão a devida importância por levar tudo na "brincadeira".

    Quando vejo coisas desse tipo sendo proferidas por quaisquer pessoas que sejam, ainda mais se tratando de uma figura pública, detentora de um mandato de vereador, fica mais nítida a noção de que temos os representantes que merecemos!!!

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o HUGO, "Piriguete" é ainda pior, termo pejorativo que não devia constar no vocabulário de uma figura pública. Isso não foi um deslize que alguns assessores tentam abafar, foi uma bruta derrapada para quem na semana passada levantava uma bandeira sobre Homofobia. Acho que esse IVALDO RODRIX é meio "MALUCO BBELEZA". O que parece esse negócio de homofobia levantado pelo vereador era só um oportunismo de ocasião, tipo de demagogos.
    @sostenessalgado

    ResponderExcluir
  8. É lamentável o Vereador Ivaldo Rodrigues justificar as brincadeiras, dizendo que não é assim que ele pensa. Ora, se ele brinca dessa maneira em seu facebook, que é uma página pública, para os (as) amigos (as) pessoais, como é que ele quer ter uma postura política e mudar a situação das desigualdades e violência de gênero em São Luís, se o mesmo não faz a lição de casa, começando com os (as) amigos (as)? Ele acaba reforçando e colaborando para as brincadeiras machistas nas Redes Sociais.
    O Coletivo de Mulheres e Jovens Feministas, Marcha Mundial das Mulheres, o Movimento de Mulheres e as Blogueiras Feministas repudiamos todo tipo de brincadeira e comentários sem compromissos políticos.
    NÓS SOMOS MULHERES SIM e NÃO MERCADORIA!

    ResponderExcluir
  9. Concordo, Dayana.

    Brincar com coisa séria não tem a menor graça, ainda mais se tratando de uma figura pública que deveria zelar, minimamente, pelo fim de quaisquer tipos de preconceito, e não contribuir para sua disseminação através de piadas infames e estúpidas.

    Grato pela participação, companheira. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  10. A impressão que se apresenta é esta mesma, companheiro Sóstenes, a de um mero oportunismo barato, camuflando os reais interesses eleitoreiros que já estão tomando conta da mentalidade de muitos políticos na Ilha.

    Infelizmente, em piadas desta estirpe, está reproduzido todo o preconceito contra a mulher: primeiro por se tratar de um vereador reificando um termo pejorativo de "piriguete", como se isso, na prática, fosse uma "categoria" para o gênero feminino, indiscutivelmente presente em nossa sociedade.

    Trata-se deste termo como se, de fato, ele existisse, e não como ele foi construído e reproduzido socialmente para denegrir a imagem de mulheres que não se adequam aos padrões (machistas) impostos pela sociedade brasileira, desde os tempos da Colônia.

    Segundo, a referência a um certo tipo de "uso" e, depois, "compartilhamento" da mulher, que nada mais é do que a negativação da imagem feminina, encoberta por essa, digamos, "faceta negativa", que remete o significado de "piriguete", apenas acentua o "poder" que pretensamente o homem julga possuir em relação às mulheres, como se estas fossem "descartáveis".

    As tentativas de justificação do lamentável comentário só deixa mais nítido o preconceito machista que impera em nossa sociedade e que ainda faz morada nas cabeças de muitas pessoas.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  11. Caro Hugo Freitas,

    Acho que o comentário do Vereador Ivaldo Rodrigues, foi bastante infeliz. Dentro de minha análise, esse fato apresenta para mim dois aspectos a serem analisados. Sendo que:

    1- A câmara municipal precisa aprofundar seus conhecimentos, sobre a questão gênero tão batido no governo Lula, sendo cobrado pelos movimentos sociais organizados, e criou uma secretaria especial. Como conseqüência deste debate conseguiu eleger uma mulher presidente. Assim, pelo seu escrito, ele demonstrando falta de conhecimento do tema. Imagino os outro temos polêmicos, qual será a visão da câmara de São Luis??

    2- Falta compreensão de rede social, o que uma rede? Até onde vai a rede? Quem tem acesso?Etc. Neste caso a câmara deve realizar um seminário para incluir digitalmente os vereadores, que estão com uma visão limitado da profundidade e abrangência de uma rede social.


    Evandro Sousa,

    ResponderExcluir
  12. Muito boa sua observação, Evandro.

    Sem dúvida, comentários proferidos por pessoas públicas nas redes sociais tomam outra proporção por causa mesmo da pessoa que está emitindo suas opiniões e posicionamentos sobre questões várias.

    Assim como já acontece com artistas (músicos, atores, modelos, etc.) que cada vez mais se policiam sobre o que emitem em suas redes sociais, uma vez que muitos seguidores e a própria imprensa estão interessados nisso, deve acontecer também com parlamentares, já que estes sim, por serem representantes da sociedade, possuem uma dimensão ainda maior sobre o que pronunciam e como se posicionam perante determinados assuntos.

    Portanto, piadas de cunho preconceituoso e difamador proferidos pelo vereador em questão alimentam um velho questionamento: ou os eleitores não estão preparados para votar com qualidade ou, prioritariamente, são os parlamentares que não estão preparados para nos representar, servindo apenas aos seus propósitos particulares e mesquinhos, deixando às claras toda a sua carga de preconceitos e reproduzindo as "categorias" difamatórias reinantes em nossa sociedade.

    Talvez, uma saída para que fatos desta monta não se repitam, seja mesmo uma discussão mais aprofundada sobre as implicações de falas e posicionamentos expostos em redes sociais pelos detentores de mandatos parlamentares.

    Porém, até que isso se reflita em práticas concretas, torcemos para que, minimamente, os representantes do povo tenham respeito para com os seus representados, sem distinção de quaisquer tipos.

    Grato pela participação, Evandro. Seus questionamentos suscitaram uma importante questão: quais os usos que podemos fazer das redes sociais e qual o alcance de suas implicações?

    Abraços fraternos, companheiro.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  13. Agora eu te pegunto, já que você diz que compartilha é porque você é corno? VOCÊ CUTUCA E COMPARTILHA A SUA ESPOSA COM OS AMIGOS? QUE COMPARAÇÃO MAIS VULGAR E PRECONCEITUOSA! SE VOCÊ FOSSE VEREADOR EM MINHA CIDADE, NUNCA MAIS GANHARIA UMA CAMPANHA! RESPEITO É BOM E FAZ BEM,
    MACHISTA SEM NOÇÃO! OU VOCÊ É INFELIZ OU É UM INSATISFEITO SEXUAL!!

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente, é isso o que acontece Pieta.

    A reprodução de termos preconceituosos e machistas reinam em nossa sociedade, só que de modo velado, às cegas, saltando aos olhos somente quando há divulgação, como no caso em questão.

    Que isso sirva de aprendizado para as próximas eleições.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.