sexta-feira, 12 de agosto de 2011

... E A POLÊMICA CONTINUA: Chefe de Gabinete de Chiquinho Escórcio rebate críticas de Blogueiros


CARTA ABERTA AOS JORNALISTAS CARLOS LEEN E HENRIQUE DU BÓIS
Em minha imersão diária pelos blogs do meu Estado, surpreendeu-me uma postagem nos blogs dos jornalistas Henrique Du Bóis e Carlos Leen onde, comentando uma entrevista do Deputado Federal Francisco Escórcio, afirmaram que as declarações do deputado seriam discriminatórias contra negros e índios.
Meu nome é Alan Ramalho, maranhense, negro e estou Chefe de Gabinete do Deputado Francisco Escórcio, fato que por si já me colocaria em posição de defesa do parlamentar. Mas vou deixar de lado e avançar em minha defesa, pois acredito que o que passarei a relatar é, de forma inconteste, mais contundente que o cargo que exerço. Conheci Chiquinho por força da campanha eleitoral de 2010, apresentado pelo amigo e Deputado Estadual Raimundo Cutrim, trabalhei como coordenador da campanha dele, o que me permitiu conhecê-lo melhor.
Em nossas andanças pelo interior do Maranhão nos deparamos com coisas que sequer imaginávamos que acontecessem ainda. Percebi que Chiquinho indignava-se com tanta miséria e descaso, queria resolver imediatamente cada pleito, cada estorno que ele julgava inaceitável. Mas relatar aqui cada momento desse fugiria do foco que desejo dar a este documento.
Em São Luís, aconteceu de encontrarmos na Assembléia Legislativa um grupo de indígenas que pleiteava a regularização do transporte escolar de suas aldeias e não conseguia sequer ser recebido pelos responsáveis pelo serviço. Chiquinho largou tudo que estava agendado e juntou-se ao grupo rumo a Secretaria de Educação fazendo com que eles fossem recebidos pelo Secretário e afirmando que só sairiam de lá com o problema resolvido, no que foram atendidos. O que mais me surpreendeu nesse acontecimento foi o fato de Chiquinho não ter mencionado que era candidato a deputado federal e pedido o voto dos indígenas. Quando perguntei a ele porque não pediu apoio ele me falou o seguinte: “Isto está acima de questões políticas, é uma questão de cidadania.” Naquele momento percebi que ali estava mais que apenas um mero candidato, estava uma figura humana sem par, um homem com valores inestimáveis e raros em nossos tempos. Estabeleceu-se então uma grande e sincera amizade.
Eu poderia relatar inúmeros motivos que se contraporiam as afirmações levantadas pelos jornalistas, mas vou me ater apenas à questão de discriminação contra negros e índios.
Francisco Escórcio é um homem de origens negras, o que não o isenta de fazer declarações discriminatórias contra os mesmos, mas quem conhece Chiquinho, ainda que minimamente, sabe que vai encontrar uma sinceridade que às vezes pode até chocar, mas jamais irá decepcionar. Homem de posições fortes e de uma lealdade absolutamente invejável, Chiquinho, é de longe, uma das pessoas mais justas que tive a honra de conhecer.
Lembro que ao término das apurações, Chiquinho ficou na segunda suplência com seus mais de 53 mil votos, fato que o credenciou, com a convocação de dois parlamentares para cargos de confiança, a assumir em abril de 2011 uma cadeira na Câmara Federal. Na composição de seu gabinete o deputado não hesitou em cumprir o que havíamos combinado em campanha, de que eu seria seu chefe de gabinete, numa demonstração de comprometimento e honradez. Daí eu pergunto, seria racista e discriminador um homem que nomeia para ser seu chefe de gabinete um negro maranhense? Que outro parlamentar maranhense tem como seu chefe de gabinete um homem negro? Seu motorista e companhia do dia a dia, Alexandre, é negro, ele de origens negras...haveria, no mínimo uma incoerência conceitual na rotina do parlamentar, se o considerássemos racista.
Não vou aqui relatar a história que ele sempre conta e ilustra de maneira brincalhona,fazendo uma analogia ao período de colonização do Maranhão, um relato que todo historiador conhece, um fato concreto e nada discriminatório, até porque quem conhece e convive com Chiquinho sequer pode imaginar que ele possa de alguma forma discriminar quem quer que seja. Quero registrar aqui minha indignação com a afirmação dos nobres jornalistas e informá-los que o deputado Francisco Escórcio tem sido um dos parlamentares mais atuantes do Congresso, trazendo progresso e esperança para o Maranhão,
Esse é Francisco Escórcio, um homem que trabalha de maneira incansável por melhores momentos para o Maranhão, na busca de novos investimentos e novas oportunidades, que coloca os interesses da sua gente acima até mesmo dos seus próprios. Polêmico,fuçador e até mesmo brigão na defesa das coisas do seu estado e de sua gente. Um amigo irretocável, leal e companheiro em todos os momentos. Bom filho, pai e marido. Eu confesso que a amizade e a convivência com Chiquinho é algo que me enche de orgulho e que tem me tornado nesse decorrer num homem melhor e mais justo.
Resta-me, porém, agradecer aos nobres jornalistas, que com suas colocações injustas e distorcidas, me permitiram trazer a público a grande gratidão e a enorme admiração que eu, e grande parte da população maranhense, tenho pelo homem, amigo e parlamentar Francisco Luiz Escórcio Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.