terça-feira, 30 de agosto de 2011

Festival Maranhão na Tela abre inscrições para cursos gratuitos na área de cinema



Com o objetivo de incentivar a produção audiovisual em São Luís, o Festival de Cinema Maranhão na Tela 2011, que é apresentado pela Eletrobras Furnas e patrocinado pela Vale, oferece ao público maranhense 1080 vagas gratuitas de capacitação na área de cinema.

As inscrições iniciaram nesta segunda (29/08) e vão até a sexta-feira (02/09), no SEBRAE do Centro (Praça Dom Pedro II), das 14 às 18h. As aulas serão ministradas durante o festival, que acontecerá de 6 a 16 de setembro, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.

Serão oferecidas vagas para curso de produção executiva (200); análise do filme (100); animação (100); curso de roteiro (30); curso de direção (30); oficina de vídeo de baixo orçamento (30); oficina de animação de bolso (60); oficina de fotografia (30); oficina de empreendedorismo cultural (100); oficina de empreendedorismo individual (100). Debates sobre o negro no cinema (100); cinema de animação (100) e distribuição independente (100). Para a oficina de animação de bolso, as vagas serão disponibilizadas para o público presente no festival.

A capacitação é uma oportunidade de aprendizado para quem pretende iniciar no mundo do cinema e também para os veteranos, com conteúdos que contemplam a viabilização e gestão de projetos audiovisuais, análise de filme, técnicas de animação, formatação de roteiro e direção de vídeo.

As capacitações contarão com a presença de profissionais renomados na área audiovisual. Clélia Bessa é produtora de cinema e professora da PUC-Rio. Já produziu 10 longas-metragens, além de curtas, médias e séries de TV; Tadeu Capistrano, professor doutor da Escola de Belas Artes da UFRJ e da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e fez a curadoria de diversos seminários e mostras de filmes; Alexandre Juruena, diretor e fundador do Anim!Arte - um dos maiores festivais de animação estudantil da América Latina, professor de animação em escolas, universidades e oficinas itinerantes. Juruena também ministra aulas de stop motion, pixilation, animação 2D e animação experimental.

Além de David França Mendes, que é diretor e roteirista de cinema, TV e de criação da Mixer. Tem roteiros escritos para diversos longas-metragens, documentários e séries de TV e coordena o Laboratório Estação, projeto de cursos e oficinas; Luiz Antonio Pilar, diretor de novelas e minisséries da Rede Globo, entre os trabalhos de direção estão “A Casa das Sete Mulheres”, “Brava Gente”, “O Sítio do Picapau Amarelo”, “Por Toda a Minha Vida”; Christian Caselli, realizador audiovisual, fez direção, roteiro e edição de cerca de 30 clipes curtas de baixo orçamento; Gabriela Horta, uma das diretoras e fundadora do Festival Anim!Arte; Vicente Simão Júnior, diretor de cena e fotografia de filmes publicitários e documentários.

Debates - O debate sobre o negro no cinema será um espaço de discussão para análise das representações e arquétipos da participação do negro no cinema brasileiro, destacando seus ídolos, pensadores, diretores, atrizes e atores negros. O evento contará com a participação de representantes locais e também da atriz Sabrina Rosa, professora e atriz do grupo Nós do Morro e diretora do "Vamos Fazer um Brinde", que está na mostra Longas de Ficção do festival, além do diretor de novelas e minisséries, Luiz Antonio Pilar. Entre os representantes maranhenses estão os professores Carlos Benedito (Carlão) e Isidoro Cruz Neto, e membros do Centro de Cultura Negra.

Profissionais do Maranhão e de outros estados ministrarão as aulas sobre empreendedorismo cultural e individual. Nessas oficinas serão apresentados cases de sucesso em empreendedorismo cultural, com abordagem sobre os melhores caminhos dessa área no Maranhão. As principais vantagens para o produtor cultural abrir uma empresa individual e as características da modalidade são outras temáticas a serem abordadas.

Confira a programação completa com datas e horários, incluindo as mostras de filmes, no site www.maranhaonatela.com.br/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.