sexta-feira, 12 de agosto de 2011

UFMA REALIZA I SEMANA DE ANISTIA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a convite do Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Dr. Paulo Abrão, e com o apoio do Diretório Central de Estudantes (DCE/UFMA), irá realizar a "I Semana da Anistia", no Campus do Bacanga, em São Luís.

O objetivo do evento é comemorar os 32 anos da Lei de Anistia, promovendo um dia de atividades educativas e reflexivas sobre o fim do regime militar e o retorno à democracia no Brasil, através de ciclo de debates, mostras culturais, exposição de banners e mesas de diálogos.

Professores do Departamento de Direito e História, pesquisadores e alunos irão expor filmes e realizar discussões acerca da temática, desenvolvidas por meio de uma abordagem cultural e pedagógica, promovendo a difusão do conhecimento sobre a anistia política e o período de transição do regime militar para o governo civil, a partir dos fatos históricos que marcaram o processo de luta pela redemocratização no país.

O evento ainda comemora os 10 anos da Comissão de Anistia e a 50ª edição das Caravanas da Anistia. A Comissão de Anistia já conta com mais de 150 parceiros em todos os estados brasileiros, responsáveis pelo apoio e divulgação das atividades que ocorrerão simultaneamente em diferentes regiões do país.

O evento vai contar também com a presença de Mayane Burti, Coordenadora da Divisão de Ações Educativas e Comunicação do Ministério da Justiça.

As Mesas de Discussões são as seguintes: “Anistia e Direito à Memória” e “Movimento Estudantil e Movimentos Políticos de Resistência: Anistia e reafirmação de Direitos no período da Ditadura”.

Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.