quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PROFESSORES DA UFMA APROVAM INDICATIVO DE GREVE


As férias dos alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estão correndo risco de serem esticadas. Pelo menos é o que aponta o indicativo de greve aprovado em assembléia pela Associação dos Professores da UFMA (APRUMA).

Contudo, a aprovação não significa ainda a paralisação das atividades dos professores da universidade. Nesta quarta (17), houve uma decisão unânime entre os membros da Apruma e a possibilidade de uma paralisação nacional não foi descartada.

O presidente da entidade, José Policarpo, confirmou que “foi aprovado o indicativo de greve, porém ainda não temos data definida e esta pode ainda demorar um pouco para sair”.

O professor explicou que existe um longo caminho antes da deflagração de fato da paralisação. "A greve é instrumento de cobrança das autoridades que não é construído da noite para o dia e nem de forma irresponsável. Por isso, teremos cautela e, quando chegar o momento, realizaremos um movimento que traga ganhos à categoria”, finalizou.

Apesar de haver algumas universidades com professores de braços cruzados, os estudantes da UFMA podem ficar aliviados, pelo menos por enquanto, pois a greve só será iniciada após uma decisão nacional e também depois que houver outras assembléias dentro da Universidade, garante o presidente da Apruma.

José Policarpo enfatizou ainda: Sinceramente nós, professores, não desejamos a greve, pois prejudica os alunos e até nós mesmos, mas o Governo Federal não quer atender nossas reivindicações, ficaremos com salários congelados, com aumento menor do que os valores da inflação”.

O relato do professor revela que a classe ainda buscará o diálogo com o governo federal, como forma de evitar a deflagração do movimento paredista.

Segundo a ANDES, entidade de representação máxima dos professores, a paralisação não está somente relacionada aos salários, e sim, também, às melhorias nas condições de trabalho do docente universitário.

Enquanto isso, aos estudantes da UFMA resta somente esperar e torcer para que a situação se resolva o mais rápido possível, a fim de evitar o atraso de aulas e o acúmulo de conteúdo.

Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.