segunda-feira, 27 de julho de 2015

Redução da violência é debatida em São Luís com prefeito de Vitória (ES)

Luciano Rezende (PPS-ES) apresentou ações que estão sendo desenvolvidas em sua gestão e reduziram os índices de violência em mais de 50% naquela capital.

Ocupar a cidade com as famílias é a forma de transformá-la em ambiente seguro. Desta forma, o prefeito de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, na região do Sudeste do país, Luciano Rezende iniciou sua palestra no 1º Ciclo de Debates sobre Desafios das Grandes Cidades Brasileiras promovido pelo PPS-MA.

O evento foi coordenado pela deputada federal, Eliziane Gama, presidente do diretório estadual do partido no Maranhão.

Luciano falou sobre a “Assistência Social na Redução da Violência” e enumerou as ações e estratégias adotadas por ele desde o início de sua gestão à frente da Prefeitura de Vitória, em 2013, e que já reduziram em mais de 50% os índices de violência. Hoje a cidade é reconhecida pela ONU como uma das melhores capitais brasileiras para se viver.

“A cidade de Vitória tem 330 mil habitantes e registrou no mês passado apenas dois assassinatos, a menor taxa de homicídios em 15 anos. É inaceitável pensar que o prefeito não tem responsabilidade no combate à violência”, afirmou Luciano.

Entre as ações adotadas pelo gestor popular-socialista para a redução da violência na capital capixaba está a implantação da "Nova Guarda Municipal 24 Horas", que passou a trabalhar em conjunto com as polícias Militar e Civil, e também o programa "Onde Anda Você?", que acolhe e encaminha para tratamento moradores em situação de rua. Com o acolhimento, após dois anos e meio, esse número reduziu quase 90%, informou o prefeito.

Fotos: Márcio Diniz/Assessoria PPS-MA

Debate

Professores universitários, estudantes, assistentes sociais, lideranças políticas, partidárias e representantes de instituições como Defensoria Pública e Polícia Militar participaram do debate e questionaram o prefeito sobre a aplicabilidade destas ações em outras cidades, como São Luís, por exemplo.

“Uma das formas é discutir a política municipal preventiva contra a violência de forma integrada”, enfatizou Luciano.

Em sua fala, a deputada Eliziane Gama destacou a redução dos índices de criminalidade em Vitória comparando-os com os dados alarmantes sobre São Luís.

“A cidade de Vitória reduziu em mais de 50% os índices de violência, contrário a São Luís que aumentou em 300%, segundo o Mapa da Violência. Esta redução é fruto de trabalho voltado para a pessoa humana. O que estamos fazendo é discutindo um plano para nossa cidade. Os partidos precisam dar sua colaboração no combate à violência”, destacou Eliziane.

A ideia é que novos debates sobre outras temáticas de extrema relevância para o desenvolvimento das grandes cidades sejam realizados em São Luís, onde deverão constar entre os convidados lideranças nacionais como o senador Cristóvão Buarque e o arquiteto urbanista, Jaime Lerner.

Diante da triste colocação de São Luís como a segunda cidade mais violenta do Brasil e uma das mais perigosas para se viver do mundo, segundo relatório da ONU divulgado no final de 2014 (confira aqui), trocas de experiências exitosas na esfera da administração pública, como as da gestão capixaba, serão sempre muito bem-vindas ao Maranhão.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.