segunda-feira, 27 de julho de 2015

POLÊMICA: Prefeitura fecha Aterro da Ribeira e transfere lixo de São Luís para Rosário


O fechamento do Aterro da Ribeira, realizado no último sábado (25), que funcionava há mais de 15 anos em São Luís, é resultado do cumprimento judicial por parte da Prefeitura da capital da Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma vez que os lixões a céu aberto foram reconhecidos como uma grande ameaça para a saúde pública e para o meio ambiente.

"Este é um momento histórico porque estamos desabilitando o aterro que não estava mais próprio para o recebimento destes resíduos. Eles serão destinados para um local ambientalmente correto, moderno e que atende a todas as exigências legais", afirmou o prefeito Edivaldo durante ato de encerramento das operações de depósito de resíduos no aterro na capital.

A partir de agora o descarte de resíduos será feito em uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR), um aterro construído no povoado Buenos Aires, município de Rosário, a 60 quilômetros de São Luís, sendo o único aterro licenciado no Estado. A administração da CTR é de responsabilidade da empresa Titara.

Edivaldo anuncia encerramento das operações no Aterro da Ribeira e transferência do lixo da capital para Rosário

O prazo para os municípios atenderem às determinações da Lei Nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), vai até o ano de 2018.

No Aterro da Ribeira, eram descartados cerca de mil toneladas de resíduos sólidos por dia. Segundo informou a Prefeitura, o local deverá passar por um processo de recuperação ambiental, cuja previsão de duração é de cerca de 40 anos.

Resta saber como a população de Rosário irá reagir diante dos efeitos da condição de nova depositária do lixo produzido em São Luís.

É aguardar e conferir!

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.