segunda-feira, 20 de julho de 2015

ELEIÇÕES 2016: PSB anuncia que irá disputar a Prefeitura de São Luís

Luciano Leitoa, presidente estadual do PSB no Maranhão

Por meio de nota não assinada, "pescada" no Blog do Diego Emir, o Partido Socialista Brasileiro no Maranhão (PSB/MA) informou que irá mesmo lançar candidatura própria à Prefeitura de São Luís.

A nota do PSB toca, inclusive, na possibilidade de entrega dos cargos que a legenda ocupa na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), sinalizando, contudo, para uma provável aliança com o mesmo Edivaldo num eventual segundo turno.

Em conversa com o amigo jornalista Emir, ele informou que a nota havia sido enviada pelo presidente estadual do PSB/MA, Luciano Leitoa.

Confira:

A Executiva Estadual do Partido Socialista Brasileiro – PSB, se reuniu em sua sede, na manhã deste domingo (19), para discutir diversos assuntos, tais como a análise sobre os pedidos de Comissão Provisória do partido em vários municípios; a definição das Comissões Provisórias da Capital e de Imperatriz, bem como a realização de um grande encontro estadual no próximo mês.

Nossa executiva é composta por 39 membros e destes, 23 estiveram presentes. Na reunião, discutimos a política no Maranhão e a composição das forças do campo de esquerda que resultaram nas vitórias do governador Flávio Dino, dos socialistas Senador Roberto Rocha, do Deputado Federal José Reinaldo e do Deputado Estadual Bira do Pindaré. Ainda na reunião, instituímos uma Comissão Especial que analisará todas as propostas de Comissões Provisórias, tendo como culminância um grande Encontro estadual no final do mês de agosto, reunindo todas as direções municipais.

Os dois principais municípios do estado, São Luís e Imperatriz, tiveram suas direções renovadas. Na Capital, o partido será comandado por um composto de diversas lideranças do partido, tendo o Senador Roberto Rocha como presidente e o Deputado Estadual Bira do Pindaré, como vice. E em Imperatriz, o partido ficará sob o comando de Rosi Vicentini.

É importante ressaltar que uma das orientações nacionais do PSB, no que diz respeito à sucessão municipal em 2016, é que o partido tenha candidatura própria nas capitais onde existam condições reais de disputa. E em São Luís, conforme levantamento interno do partido, alguns nomes se apresentaram como viáveis à disputa, a exemplo do Senador Roberto Rocha e do Deputado Bira do Pindaré. Desta forma, deliberou-se que, em caso de haver candidatura própria, os membros do partido ocupantes de cargos no governo municipal deveriam disponibilizá-los ao prefeito. Todavia, este assunto ainda será submetido às discussões posteriores pela nova Direção local da sigla.

Nosso partido, após a morte do governador Eduardo Campos, tem se reorganizado e trabalhado a possibilidade de ter o maior número de candidatos a prefeitos e vereadores nas eleições de 2016, sem perder a identidade com o campo democrático a que pertence.

O partido compreende as dificuldades passadas por todos os prefeitos maranhenses, principalmente aqueles que não tiveram apoio do governo anterior. Tenho amizade, respeito pelo prefeito Edivaldo Holanda, reconheço os grandes desafios que ele enfrenta na maior cidade do Maranhão e me solidarizo com sua tentativa de corrigir diversos problemas em várias áreas. Mas acho importante afirmar que os partidos políticos sempre trabalham nos cenários de alianças, nos levando a compreender que a política é dinâmica. Como exemplo, lembremos que em 2012, quando o PSB apoiou Edivaldo Holanda Júnior, fazendo inclusive parte da chapa majoritária, mas em 2014, por orientação nacional de seu partido, o prefeito Edivaldo ficou impossibilitado de apoiar Eduardo Campos para presidente. Em São Luís, por ser a única cidade que tem segundo turno no Maranhão, temos certeza que muitas coisas ainda poderão acontecer. A política é dinâmica, reforço. (grifos nosso)

Por fim, o partido reafirma sua condição de parceiro – colaborador da política austera no combate à dizimação das desigualdades sociais e a retomada do crescimento do estado implementadas pelo governo Flávio Dino.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.