sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Decretado "ESTADO DE EMERGÊNCIA" no sistema prisional do Maranhão

Ônibus incendiado em São Luís como retaliação à morte de detentos em Pedrinhas


Em face dos últimos acontecimentos em São Luís, onde ônibus foram queimados em distintos pontos da capital em decorrência de uma tentativa frustrada de fuga de membros de facções criminosas da Penitenciária de Pedrinhas, a governadora Roseana Sarney decretou estado de emergência no sistema prisional maranhense.

Com a medida, homens da Guarda Nacional devem chegar neste sábado (12) a São Luís para dar proteção ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas e à CCPJ do Anil.

Na declaração, o Governo do Estado prevê ainda, em um prazo de seis meses, a construção de novos presídios em cidades do interior do Estado, além de ampliar também o número de unidades carcerárias na capital. “Com a medida, poderão ser construídas, sem necessidade de licitação, em caráter de urgência (prazo de 90 a 180 dias), ao menos quatro unidades prisionais no estado”, afirmou o secretário estadual de Comunicação, Sérgio Macêdo.


De acordo com o secretário, um dos presídios a ser construído emergencialmente será de segurança máxima, em São Luís, com capacidade para 150 presos. Em Imperatriz, Balsas e Codó, os novos presídios abrigarão 600 detentos (200 em cada unidade).

O decreto de estado de emergência também abrange a solicitação de militares da Força Nacional de Segurança que deve atuar especificamente para reforçar a segurança dentro dos presídios.

Ao todo, foram oito ônibus incendiados por bandidos na capital

A decisão de decretar estado de emergência foi tomada após a segunda rebelião no Complexo Penitenciário de Pedrinhas este mês, que deixou um saldo oficial de nove mortos e vinte feridos, além de ter sido o vetor que motivou o incêndio de oito ônibus em diversos pontos da capital, fato que ganhou repercussão internacional e fez com que os empresários do transporte coletivo retirassem os ônibus de circulação nas noites de ontem e de hoje (confira aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.